Plano de contingência para a Gripe A: Farmácias preparam-se para cenário de pandemia - Médicos de Portugal

A carregar...

Plano de contingência para a Gripe A: Farmácias preparam-se para cenário de pandemia

23 Julho, 2009 0

As Farmácias desenvolveram um plano de contingência para antecipar e gerir o impacto de uma eventual situação de pandemia, causada pelo vírus da Gripe H1N1 (Gripe A), que foi já distribuído às cerca de três mil Farmácias do país.

O documento foi elaborado em articulação com as orientações da Direcção-Geral de Saúde, no sentido de manter os serviços essenciais em funcionamento e de minimizar a propagação do vírus.

Pela proximidade em relação às populações e pela distribuição geográfica, as farmácias têm uma particular responsabilidade enquanto agentes de saúde, no seguimento e promoção das medidas consideradas adequadas e na garantia de que os cidadãos vão manter o acesso a serviços e bens essenciais numa situação de pandemia gripal.

O plano de contingência prevê a adopção de medidas preventivas para assegurar que a dispensa de medicamentos e de produtos de saúde, bem como a prestação de serviços farmacêuticos e o funcionamento orgânico da Farmácia não sofram perturbações.

O texto, de fácil consulta, apresenta não só as medidas a observar pela equipa de farmácia, como as respostas e informações essenciais a dar aos utentes.

O canal de televisão interno das Farmácias – a Farmácia TV – vai também, de imediato, passar a difundir informação relevante à população sobre a Gripe A.

Em anexo: Plano de Contingência da Farmácia – Pandemia de Gripe [Documento associado.pdf]

LPM Comunicação

www.lpmcom.pt

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.