Novo medicamento inovador contra VIH/SIDA: Um único comprimido, uma vez por dia - Médicos de Portugal

A carregar...

Novo medicamento inovador contra VIH/SIDA: Um único comprimido, uma vez por dia

26 Agosto, 2008 0

O recente medicamento inovador permite tratar doentes recorrendo apenas a um comprimido por dia. O medicamento que já poderá ser adquirido pelos Hospitais do Sistema Nacional de Saúde, permite facilitar e simplificar o tratamento da doença, contribuindo para uma maior qualidade de vida dos doentes.

A evolução que o tratamento do VIH/SIDA tem sofrido ao longo das últimas duas décadas, tem neste novo medicamento a expressão de um desejo de anos: conseguir todo o tratamento num único comprimido, uma vez por dia, ao invés das dezenas de comprimidos repartidos por diversas tomas diárias que, até há pouco tempo, faziam parte do dia-a-dia dos doentes que padecem desta infecção.

A infecção pelo VIH é uma das maiores pandemias de todos os tempos e novos dados começam a surgir comprovando que o tratamento é um importante factor para o controlo da doença.
A adesão ao tratamento, para a qual este medicamento apresenta um contributo importante, é um factor decisivo não só para o sucesso do controlo da doença mas também para a melhoria da qualidade de vida dos doentes.

O novo medicamento, de que poderão vir a beneficiar parte dos cerca de 32 mil portugueses infectados, é considerado uma Nova Era na terapia contra o VIH/SIDA e consiste numa única toma diária de um único comprimido que inclui dois dos fármacos mais eficazes no tratamento da doença.

Esta conjugação de diferentes fármacos num único comprimido resulta da parceria entre duas das maiores empresas de referência na investigação do tratamento do VIH/SIDA, a Gilead Sciences e a Bristol-Myers Squibb.

A comercialização do novo medicamento foi autorizada em todos os países da União Europeia em Dezembro de 2007, mas só agora a sua introdução nos hospitais do SNS foi autorizada pelo Infarmed, após se ter comprovado o valor terapêutico acrescentado e vantagem económica associada ao medicamento.

Nos Estados Unidos da América o novo comprimido foi aprovado pela U.S. Food and Drug Administration em Julho de 2006 e é actualmente o tratamento mais receitado para doentes que começam a terapia antiretroviral neste país. Também já está disponível na Alemanha, Grã-Bretanha, Irlanda, Grécia, Espanha, Itália, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia.

Sobre a Gilead:
A Gilead Sciences é uma empresa biofarmacêutica que investiga, desenvolve e comercializa, a nível mundial, terapêuticas inovadoras nas áreas mais necessitadas da Medicina. A Gilead Sciences, fundada em 1987 tem sede na cidade de Foster City, na Califórnia, mas a sua área de actuação estende-se à América do Norte, Europa e Austrália. Em Portugal está presente desde 1999.

Sobre a BMS:
A Bristol-Myers Squibb é uma biofarmacêutica e de produtos relacionados com os cuidados de saúde, cuja missão é prolongar e melhorar a vida humana.

Multicom

www.multicom.co.pt

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.