Mais 2.600 novos dadores de medula óssea na região Centro - Médicos de Portugal

A carregar...

Mais 2.600 novos dadores de medula óssea na região Centro

20 Março, 2009 0

A campanha “Solidários até à Medula”, uma iniciativa de quatro empresas do Grupo Lena – Publicenso, Liz On-Line, Equicomplex e Equiflow – e da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), desenvolvida entre Setembro e Novembro de 2008 em Leiria, permitiu o registo de mais 2.600 novos potenciais dadores de medula óssea na região Centro do país, zona que regista menor número de dadores. A campanha recolheu ainda mais de 5 mil euros, entregues à APCL para apoiar as actividades de investigação e de luta contra a leucemia.

Este é o balanço positivo feito na sessão de encerramento das actividades da iniciativa, ontem, 19 de Março, no Governo Civil de Leiria, reunindo todas as entidades e parceiros que, ao longo de três meses, tornaram possível a concretização da campanha.
Duarte Lima, dirigente da APCL, agradeceu o apoio que a iniciativa deu para a luta à leucemia, reconhecendo que o “aumento exponencial” de transplantes de medula óssea entre pessoas sem laços familiares se deve a campanhas como esta, destinadas a aumentar o registo de dadores.

O dirigente mostrou-se satisfeito com o número de dadores de medula óssea registados em tão pouco tempo, afirmando que “destes 2.600 dadores vão resultar vidas que vão ser salvas”, tanto em Portugal como no estrangeiro, porque ser dador “é uma forma de dar vida”. O vogal da APCL lançou ainda o repto para que a campanha “Solidários até à Medula” inspire e sirva de exemplo para o lançamento de outras iniciativas semelhantes a nível nacional.

Carlos Conceição, administrador das empresas do Grupo Lena promotoras da iniciativa, fez também um balanço positivo, considerando que “se apenas uma amostra de sangue ajudar a salvar uma vida, esta campanha terá valido a pena e podemos ficar muito satisfeitos”.

Segundo o gestor do Grupo Lena, foram cumpridos os objectivos de “sensibilizar e unir a sociedade de Leiria em torno de uma causa como o tratamento da leucemia”, como é testemunho o facto de se ter “largamente ultrapassado o objectivo de atingir mil potenciais dadores de medula, graças à rede de apoios conseguida”. A angariação de fundos para ajudar a APCL foi outro dos objectivos atingidos, tendo a realização de uma prova de karting e de um concerto permitido recolher 5.384 euros.

De acordo com dados do CEDACE – Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão, em Setembro apenas estavam inscritos 15.519 dadores na região Centro, enquanto no Norte o número quase chegava aos 48 mil e no Sul ultrapassava os 64 mil dadores.

A campanha “Solidários Até à Medula” teve como objectivo sensibilizar a população para o tratamento desta doença e contribuir para o aumento do número de registos de potenciais dadores na zona Centro. Neste período, teve lugar uma prova de karting, um seminário de esclarecimento, um concerto de música clássica e uma acção de registo de dadores, destinadas a recolher fundos para a APCL e a sensibilizar a população para o tratamento da leucemia.

Desde a apresentação da campanha “Solidários até à Medula”, no final de Setembro, a população da zona Centro e de Leiria, em particular, respondeu positivamente ao apelo da organização, registando-se como dador benévolo de medula óssea junto do Centro de Histocompatibilidade do Centro.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.