Investigador premiado por descobertas revolucionárias sobre a degeneração celular das doenças de Parkinson e Alzheimer - Página 2 de 2 - Médicos de Portugal

A carregar...

Investigador premiado por descobertas revolucionárias sobre a degeneração celular das doenças de Parkinson e Alzheimer

20 Abril, 2009 0

“Sabemos que o envelhecimento é o maior factor de risco para o aparecimento destas doenças e que algumas proteínas sofrem alterações nas suas estruturas tridimensionais e formam aglomerados que se depositam no cérebro. Recentemente, os nossos estudos permitiram estabelecer uma importante relação entre os mecanismos moleculares envolvidos no envelhecimento e nos processos neurodegenerativos que afectam o cérebro nestas doenças. Percebemos que enzimas chamadas sirtuinas, que estão envolvidas no envelhecimento, podem ser manipuladas para desempenhar um papel protector em doenças neurodegenerativas. Neste estudo, pretendemos caracterizar os mecanismos moleculares envolvidos e identificar novas estratégias terapêuticas que poderão ser importantes para o combate na doença de Alzheimer e outras demências”, explica o Doutor Tiago Outeiro.

“O Prémio em Envelhecimento Cerebral e Demências, Doença de Alzheimer, que foi atribuído a Tiago Outeiro distingue a excelência científica de uma proposta de trabalho do mais alto nível internacional. Deste projecto esperam-se resultados com implicações para a compreensão dos mecanismos que levam à morte das células do cérebro, criando novas oportunidades para a neuroprotecção. O neurocientista distinguido, Tiago Outeiro, regressou recentemente a Portugal onde estabeleceu o seu grupo de investigação. Esta iniciativa, em conjunto com outras actividades promovidas pela SPN, procura premiar a excelência e contribuir para o regresso dos melhores cientistas a Portugal”, revela o Prof. João Malva, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências.

A atribuição do prémio decorreu no encerramento do Fórum Pfizer Neuroscience Demência, que teve lugar no passado dia 28 de Março, em Lisboa. Neste Fórum esteve reunido um conjunto de especialistas nacionais e internacionais de renome, para discutir temas actuais e futuros na área das demências.

O concurso para o Prémio de Investigação Envelhecimento Cerebral e Demências – Doença de Alzheimer obteve seis candidaturas, que foram avaliadas por um painel de três neurocientistas independentes que classificaram em primeiro lugar o projecto do Doutor Tiago Outeiro.

A Sociedade Portuguesa de Neurociências, em colaboração com a Pfizer, estimula a qualidade de investigação em Neurociências nos laboratórios portugueses, com a atribuição de prémios de investigação à qualidade, há cerca de uma década.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.