Estudo confirma que Rimonabant tem um efeito benéfico em doentes com diabetes tipo 2 - Médicos de Portugal

A carregar...

Estudo confirma que Rimonabant tem um efeito benéfico em doentes com diabetes tipo 2

11 Janeiro, 2007 0

Novos dados demonstram que Rimonabant em comparação com o placebo, apresenta melhorias significativas no controlo da glicemia e do peso, bem como dos níveis de colesterol HDL (o colesterol bom) e de triglicéridos.

Estas conclusões surgem no âmbito do estudo SERENADE, segundo ensaio clínico que demonstra que o fármaco melhora significativamente os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2. O Rimonabant está indicado para o tratamento de doentes obesos ou com excesso de peso, com factores de risco associados.

De acordo com o Dr. Luís Gardete Correia, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia: «a confirmarem-se estes dados, estamos perante um fármaco que permite atacar uma das principais causas da diabetes tipo 2 – a obesidade e o excesso de peso –, e que também consegue baixar os níveis de açúcar no sangue. Isto vai ajudar-nos a resolver dois problemas.»

Hoje em dia, mais de 194 milhões de adultos, ou seja, 5% dos adultos a nível mundial, sofrem de diabetes. Por outro lado, diabetes tipo 2 tem uma taxa de incidência de 85 a 95% nos países desenvolvidos e cerca de 90% destes casos são atribuídos ao excesso de peso ou à obesidade.

A diabetes e a obesidade estão frequentemente associadas a outros factores de risco de doença cardiovascular, como a hipertensão arterial e dislipidemia.

Este flagelo global figura entre as principais causas de cegueira, insuficiência renal e amputação dos membros inferiores a nível mundial, sendo também uma das principais causas de morte devido aos efeitos que exerce sobre as doenças cardiovasculares (70 a 80% das pessoas com diabetes morrem de doença cardiovascular).ii

Acerca do SERENADE

SERENADE (Study Evaluating Rimonabant Efficacy in Drug-NAive DiabEtic Patients) é um estudo multicêntrico, aleatório, em dupla ocultação, controlado por placebo, realizado em grupos paralelos, que comparou rimonabant 20 mg uma vez por dia com placebo, em termos de melhoria do controlo da glicemia (indicada pelo nível de HbA1c) em doentes com diabetes tipo 2 não tratados e não adequadamente controlados apenas por dieta durante um período de seis meses.

O estudo foi conduzido em 278 doentes em 56 centros de estudo nos Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Chile, Hungria, Polónia e Holanda. O critério de avaliação primário do estudo foi a alteração relativamente aos níveis de HbA1c iniciais. Os critérios de avaliação secundários incluíram o peso e o perímetro abdominal, marcadores chave da obesidade intra-abdominal, glicemia em jejum, parâmetros lipídicos e pressão arterial.

SERENADE faz parte de um programa internacional de ensaios clínicos de fase IIIb que envolveu mais de 22.000 doentes em oito estudos, que irão investigar o papel de Rimonabant no tratamento da diabetes tipo 2 e das doenças cardiovasculares.

O estudo foi no Congresso Mundial da Diabetes, sob a égide da Federação Internacional da Diabetes (IDF – International Diabetes Federation), na Cidade do Cabo, África do Sul.

Acerca do Rimonabant

Na Europa, Rimonabant, está aprovado para o tratamento de doentes obesos (IMC = 30kg/m2) ou com excesso de peso (IMC >27kg/m2) com factores de risco associados, tais como diabetes de tipo 2 ou dislipidemia, em associação com dieta e exercício físico.

O fármaco é actualmente comercializado no Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Irlanda, Argentina e Áustria.

The International Diabetes Federation Diabetes Atlas. Available at: http://www.idf.org/home/index.cfm?unode=3B96906B-C026-2FD3-87B73F80BC22682A. Last Accessed November 15th, 2006.
World Health Organization, http:www.diabetes.org/diabetes-heart-disease-stroke.jsp. Last accessed 11/17/08 /p2/Line 63-64.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.