Entrevista ao Prof. Fernando de Pádua - Página 2 de 2 - Médicos de Portugal

A carregar...

Entrevista ao Prof. Fernando de Pádua

19 Setembro, 2005 0

Qual a principal causa da hipertensão?

Os principais erros da nutrição são o sal em excesso e a gordura a mais. Estamos a cair na asneira de recorrer às gorduras saturadas e gorduras industriais, quando temos o azeite, uma das melhores gorduras que no mundo há. Existe em Portugal um consumo excessivo de gorduras, de sal e falta de fruta. Nós constituímos um exemplo mundial de uso e abuso do sal, apenas precedido pelo Japão. No Japão, havia o consumo de 30 e pouco gramas diárias. Nós consumíamos entre 24 a 25 gramas por dia, quando o desejável é menos de 5 gramas por dia. E esta é a principal causa de hipertensão dos portugueses.

Que conselhos dá a pessoas que tenham o hábito de fumar?

O tabaco surge como um erro que complica a vida dos diabéticos de uma maneira atroz, torna a hipertensão três vezes mais grave e fabrica cancros do pulmão. Já está perfeitamente esclarecido e há muitas campanhas que estão apontadas para os seus perigos. Se conhecer os perigos do tabaco fizesse parar de fumar, ninguém fumava.

Há estatísticas que indicam que 70% dos fumadores querem deixar de fumar. Mas tem de haver uma boa motivação. Uma delas é a motivação emocional, em que a pessoa pára de fumar porque tem filhos em casa e sabe que se o fizer, eles tornar-se-ão também fumadores. Devem-se cativar os clínicos gerais de forma a falarem aos pais e mães para deixarem de fumar cada vez que planeiem ter um filho. Ao que parece, aquilo que mais consegue fazer com que as pessoas deixem de fumar é convencê-las da sua força de vontade. Eu arranjei até uma frase que pode ser que resulte: “você começou a fumar porque quis imitar os homens. Agora que já fuma tem de mostrar que é homem e parar”. Há que fazer sentir às pessoas, dar-lhes o conhecimento de que há muitos métodos para deixar o tabaco, mas que não resultam se não quiser. Se você quiser deixar de fumar, pode dispensar os médicos porque consegue parar. Vá passear tornou-se um slogan já nosso: “Atenção à tensão. Pare de fumar e vá passear!”. E aqui fica com a saúde na sua mão!

Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva
www.incp.pt
Avenida António Serpa n.°26, 2° B
Lisboa
Telf. 217 910 160 – Fax. 217 910 169
geral@incp.pt

Jornal do Centro de Saúde

www.cscarnaxide.min-saude.pt/jornal/

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.