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Desportos de Inverno: Na neve com saúde

20 Dezembro, 2011 0

Praticar desportos de Inverno é bom para a saúde mas não é isento de risco. Antes de partir para a neve, previna-se e equipe-se com informação sobre os gestos mais adequados para deslizar com saúde.

Corpo à prova

Os desportos de Inverno, são uma actividade física normalmente praticada em altitude, exigindo por isso um esforço superior. Da patinagem no gelo ao ski, passando pelo snowboard e por alguns desportos mais radicais, todos colocam à prova músculos e articulações, bem como os sistemas circulatório e respiratório.

 

Pelo seguro

O corpo deve estar preparado para nos divertirmos na neve em segurança e prevenir os riscos associados às actividades na neve. Há por isso alguns cuidados, a ter para prevenir:

1. Lesões musculares e articulares, devido ao esforço e a quedas:
› Mantenha-se em forma ao longo do ano. Quanto melhor a forma física, maior a resistência;
› Faça aquecimento, exercite músculos e articulações, antes de iniciar a actividade física;
› Se necessário, proteja as articulações com pulsos elásticos e joelheiras almofadadas;
› Faça uma alimentação rica em fontes de energia como hidratos de carbono (massas, cereais) e proteínas (carne, peixe, ovos), para compensar o desgaste físico. Se necessário, reforce com a toma de um suplemento alimentar. Informe-se na sua farmácia.

2. Desidratação – o esforço físico aumenta a perda de líquidos corporais:
› Beba líquidos com frequência, sobretudo quentes, antes, durante e depois do desporto.

3. Frieiras, causadas pelas mudanças bruscas do frio para o calor:
› Vista-se em camadas, com roupa leve e quente, para se adaptar gradualmente às mudanças de temperatura;
› Lembre-se do gorro e luvas, para proteger as extremidades.

4. Queimaduras solares – a radiação ultravioleta é mais intensa em altitude, além de que é reflectida pela neve, incidindo na pele:
› Aplique protector solar na pele exposta, sem esquecer lábios e orelhas e renove ao longo do dia; use óculos de sol.

5. Riscos associados à descida da temperatura do corpo por perda de calor e enregelamento que resulta do contacto directo com a neve, afectando sobretudo as extremidades – mãos, pés, nariz e orelhas:
› Use roupa e calçado confortável e impermeável;
› Mantenha o equipamento em boas condições de manutenção;
› Não pratique desporto sozinho nem se afaste do seu grupo.

FARMÁCIA SAÚDE – ANF

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