Curso de Gastroenterologia para Medicina Geral e Familiar - Médicos de Portugal

A carregar...

Curso de Gastroenterologia para Medicina Geral e Familiar

21 Setembro, 2005 0

Nos próximos dias 23 e 24 de Setembro, realiza-se o CURSO DE GASTROENTEROLOGIA PARA MEDICINA GERAL E FAMILIAR, no Algarve. Esta é a primeira edição de um curso de âmbito nacional, organizado pelo Serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, especialmente dirigido à Medicina Geral e Familiar.

O ritmo crescente da evolução da medicina implica uma permanente troca de informação dentro e entre as especialidades, com vista à partilha de conhecimentos e experiências. Uma interdisciplinaridade que é fundamental para uma maior qualidade na prestação de cuidados aos doentes. Sobre o porquê da realização deste primeiro curso, o Dr. José Estevens, director do Serviço de Gastroenterologia, do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio reconhece que “a total sintonia entre a Gastrenterologia e a Medicina Geral e Familiar é absolutamente indispensável para um bom tratamento dos doentes”. Por este motivo considera que “é necessária uma troca de informações e de experiências constante, para que se consiga optimizar os recursos e prestar os melhores cuidados.”

Para este encontro entre a Gastroenterologia e a Medicina Geral e Familiar, uma das principais preocupações da organização foi a de convidar diferentes especialistas importantes, em áreas diversas – como a Cirurgia Geral, a Gastrenterologia, a Hepatologia, a Medicina Geral e Familiar, a Medicina Interna, a Oncologia e a Saúde Pública – cujo denominador comum é a actividade clínica diária intensa nas áreas em que irão intervir. Assim, a conjugação entre o saber teórico e a aplicação prática desses conhecimentos será uma mais valia adquirida para todos os que participarem neste curso.

Durante dois dias, irão ser abordados diversos temas de grande interligação entre as duas especialidades, em especial a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de patologias frequentes e bem comuns na nossa sociedade. Entre eles, podemos destacar as Hepatites Virais, a Doença Hepática Crónica, o Refluxo Gastro-Esofágico, a Patologia Gastro-duodenal, a Doença Inflamatória do Intestino, os Pólipos do Cólon e o Carcinoma do Colo Rectal, entre outros de relevância nesta área. Além dos temas teóricos, o curso irá privilegiar a discussão e a apresentação de casos clínicos.

Esta iniciativa é, assim, o culminar do desenvolvimento de um conjunto de iniciativas levadas a cabo pelo Serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, com o objectivo de divulgar a gastrenterologia junto de outras especialidades e da população não médica. Focalizar a atenção nos conceitos – prevenção, diagnóstico e tratamento – mais recentes nas diferentes áreas abordadas é a filosofia que se pretende seguir. Neste âmbito, o Dr. José Estevens explica que “a filosofia do curso é optimizar os recursos disponíveis para prestar o melhor apoio possível aos nossos doentes” e acrescenta “para que tal aconteça, é vital a colaboração das nossas especialidades, bem como a definição e hierarquização das prioridades, de forma a focar a nossa atenção em patologias comuns nas quais a colaboração mútua poderá traduzir-se na optimização dos resultados. ”

Para mais informações, contacte por favor:

Dr. José Estevens,
Director do Serviço de Gastroenterologia do
Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio,
pelo 282 450 300

ou

Ana Luz (Loja da Imagem),
pelo 210109106 ou 963182203.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.