Corrida Terry Fox: Dê uma mão na luta contra o cancro
A Embaixada do Canadá, a Roche e o Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promovem a 14ª edição da Corrida Terry Fox, a corrida de solidariedade mais antiga no nosso país, que se irá realizar no próximo dia 16 de Maio (Sábado), às 11 horas, junto ao pavilhão de Portugal no Parque das Nações, em Lisboa.
Sob o mote “Dê uma mão na luta contra o cancro” os participantes na corrida deste ano serão desafiados a deixar a marca da sua mão num mural, disponível no local de partida, que visa representar o apoio de quem contribui para a investigação do cancro em Portugal. Por cada “mão” deixada no mural a Roche doará um valor adicional de €2 à LPCC. Os fundos recolhidos serão aplicados no desenvolvimento de projectos de investigação nacional em oncologia.
Este ano, diversas figuras públicas portuguesas participam na Corrida, dão a mão na luta contra o cancro e deixam a sua marca no mural. Entre elas estão o embaixador Simão Morgado (nadador recordista nacional dos 50 e 100 m do estilo mariposa), e Carla Andrino (actriz), Fernando Alvim (locutor e apresentador de TV), Leila Marques (nadadora paralímpica e médica), Mafalda Arnauth (fadista), Mónica Sintra (cantora), Paulo Vintém (cantor e actor), Patrícia Tavares (actriz), Quimbé (actor e dobrador) e Vicky Fernandes (relações públicas), que apadrinham esta causa.
De acordo com a Presidente da LPCC (Núcleo Regional Sul), Manuela Rilvas, “todas as pessoas que participem na Corrida, e que deixem a marca da sua mão no mural, estão a dar a mão na luta contra o cancro, pelo que quanto maior for o número de participantes, maior será o apoio financeiro e o número de bolsas de investigação na área da oncologia, objectivo máximo desta iniciativa”.
Para a S.E. Embaixadora do Canadá, Anne-Marie Bourcier, “é muito gratificante para nós, canadianos, ver que a mensagem de Terry Fox, ano após ano, passa tão bem em Portugal e que existe tanta cooperação em prol do progresso na luta contra o cancro. Procuramos, com a Corrida Terry Fox, auxiliar a área da investigação e proporcionar um melhor tratamento oncológico”.
Segundo António Alberto Rodrigues, Director-geral da Roche, “é com grande satisfação que, pelo quinto ano consecutivo, nos associamos a esta iniciativa que nasceu do sonho de um jovem que um dia idealizou um mundo onde existiria a cura para o cancro. Enquanto laboratório de investigação, que coloca o doente no centro do seu foco estratégico e que investe anualmente mais de 5 mil milhões de euros em investigação, a Roche torna esse sonho uma realidade, para milhares de pessoas em todo o mundo”.
Terry Fox e a Maratona da Esperança
Terry Fox foi um jovem canadiano a quem, aos 18 anos, foi diagnosticado um carcinoma ósseo na perna direita, o que originou a sua amputação. Durante o seu internamento no Hospital, Terry ficou de tal modo impressionado com o sofrimento de outros jovens com cancro que decidiu atravessar o Canadá a pé, com o objectivo de angariar fundos para apoiar a descoberta da cura para o cancro. Com uma perna artificial, Terry percorreu a pé 5.000 Kms, durante 143 dias, tendo sido obrigado a interromper a meio esta corrida devido à progressão do cancro que lhe atingiu os pulmões. Nos mais de 30 países onde se organiza actualmente a Corrida Terry Fox já foram angariados mais de 260 milhões de euros para a investigação contra o cancro.

