CONSULTÓRIO: Bem-estar sexual - Médicos de Portugal

A carregar...

CONSULTÓRIO: Bem-estar sexual

11 Março, 2007 0

O Jornal do Centro de Saúde inicia neste número um novo espaço onde poderá colocar todas as tuas dúvidas sobre sexualidade. Quem responde é a Dra. Manuela Costa, sexóloga e Professora Universitária do Departamento de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Algumas amigas dizem-me que a partir da primeira vez que tenho relações sexuais devo tomar a pílula contraceptiva. É verdade? É segura? Não precisamos de usar preservativo? É que quero começar a ter relações sexuais e não quero correr riscos. (15 anos, sexo feminino)

Resposta: A pílula contraceptiva deve ser tomada antes da primeira relação sexual, ou seja, a sua eficácia atinge um nível de 99% quando tomada correctamente e iniciada um mês antes das relações sexuais. Quanto ao uso do preservativo, aconselho que o teu companheiro o utilize sempre, não só porque é o único método barreira face às infecções sexualmente transmissíveis, como também reforça a eficácia contraceptiva.

Sou virgem, mas estive intimamente com o meu namorado, não houve penetração, mas ele ejaculou para cima do meu sexo e não usou preservativo. Tenho medo de ter engravidado. Terei que tomar a pílula do dia seguinte? (14 anos, sexo feminino)

R: Não é necessária a penetração para engravidares. É suficiente que tu te encontres em período fértil e que o sémen do teu namorado tenha estado em contacto com a tua vagina. Os espermatozóides têm mobilidade.

Quanto à tua questão necessito de saber com urgência, se tens ciclos ovulatórios regulares e de quantos dias a fim de poder elaborar o teu calendário de ovulação. Na base desta informação dir-te-ei se é ou não necessário tomares a pílula de emergência.

Eu julgo que sofro de ejaculação precoce. Se assim for, como posso tratá-la? (16 anos, sexo masculino)

R: És muito jovem ainda, estás em fase de crescimento, e é pouco provável que tenhas uma disfunção eréctil. O que se está a passar contigo é que não deves ter ainda controle mental sobre a tua excitação sexual. Quando estiveres muito excitado tenta pensar durante alguns segundos numa situação que não seja erótica.

Também podes comprimir com os dedos a base do teu pénis a fim de não ejaculares tão rapidamente. Verás que com o tempo irás adquirindo sucessivamente controle sob as tuas sensações e emoções.

Qual o tamanho médio do pénis para um rapaz da minha idade? Há alguma maneira de o fazer crescer mais? (14 anos, sexo masculino)

R: Não há tamanho standard e não deves estar preocupado com isso. Estás numa idade de desenvolvimento fisiológico e todo o teu corpo está a crescer. Quanto a usares algum método para aumentares o tamanho do teu pénis é errado com a tua idade, pois podes prejudicar com isso a tua saúde. E, como já disse, estás a crescer. Está tranquilo.

Este espaço é teu! Utiliza-o para colocares as tuas dúvidas!

Envia as tuas questões para consultorio@jornaldocentrodesaude.pt ou para Jornal do Centro de Saúde, Beloura Office Park, Edifício 4, Escritório 1.2 – 2710-693 Sintra. Se preferires, podes consultar directamente a Dra. Manuela Costa – Avenida da Liberdade, 202, 4º Dto., Lisboa. Tlm: 934 363 104 Tel.: 213 154 943.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.