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Conjugar exercício aeróbio e reforço muscular

17 Março, 2010 0

São várias as actividades que podem favorecer o envelhecimento activo, sendo que o ideal é combinar um trabalho aeróbio, como a caminhada, com exercícios de reforço muscular.

Caminhar é uma excelente forma de exercício físico, especialmente para quem quer perder peso na época natalícia. É verdade, a caminhada é um meio eficaz de “gastar” o que se come em excesso!! Um bom exercício aeróbio e refeições equilibradas são necessários para tal mérito. Na hora do sofá, lembre-se disto! A alternativa? Uma boa caminhada!!! Uma caminhada de quilómetros começa com um pequeno passo. Esta é uma das formas mais fáceis e eficientes de iniciar o seu programa de fitness.

Por outro lado, a prática de musculação é uma das maneiras mais simples e eficazes de ficar em forma. O treino de resistência de força ajuda não apenas a reduzir a quantidade de gordura corporal mas também a aumentar e tonificar a sua massa muscular. Infelizmente, apesar de parecer fácil, os erros que, por vezes, se cometem no treino tornam tudo mais complicado.

Concluindo, tal como deve fazer antes de tomar um medicamento, deve consultar um médico antes de começar a praticar qualquer tipo de desporto e deve procurar um profissional de Educação Física para o aconselhar e prescrever o exercício que lhe é mais adequado, afinal ele é um especialista em movimento.

Quanto a esta época natalícia, o velho lema do “fruto proibido é o mais apetecido” parece ser aqui perfeitamente aplicável! Resta-lhe decidir se trinca ou não a maçã, neste caso o doce! Depois, ainda que de início possa parecer impossível, não se esqueça que ao saber dosear o exercício físico com aquilo que come, tudo se torna bem mais simples. E lembre-se que o mais importante é ter um estilo de vida activo e que ver televisão sentado no sofá não conta!

Agora é só escolher onde se exercitar e eleger o exercício ideal para si. Depois desta leitura fica a pergunta: QUANDO É QUE VOCÊ COMEÇA A INVESTIR NA SUA SAÚDE???

 

Como iniciar um programa de caminhada?

>”Escolha um local seguro e de preferência um piso plano para iniciar o seu programa de caminhada;

>Encontre um parceiro ou grupo de pessoas para caminhar consigo. Fazer exercício com um amigo é bem mais produtivo e divertido pois permite o encorajamento mutuo e, até acrescentar um pouco de competitividade;

>Experimente fazer uma escolha de músicas ritmadas para o ajudar a exercitar;

>Aumente progressivamente a distância e velocidade das caminhadas e procure sentir prazer em caminhar;

>Use roupas confortáveis, leves e que permitam a transpiração enquanto faz exercício;

>Não use roupas plásticas;

>Escolha umas sapatilhas confortáveis e use sempre meias, pois elas ajudam a absorver o suor, evitando problemas dermatológicos;

>Use protector solar, óculos escuros e boné nos dias de maior intensidade solar;

>Nos dias frios de Inverno faça uso de uma fina camisola de microfibra sintética como polipropileno que ajuda a transpiração do corpo. Evite o algodão pois absorve e retém a humidade. Depois use um corta-vento leve e não se esqueça das luvas;

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