APDP recebe Prémio Hospital do Futuro nas categorias Educação e Serviço Privado - Médicos de Portugal

A carregar...

APDP recebe Prémio Hospital do Futuro nas categorias Educação e Serviço Privado

6 Junho, 2008 0

A iniciativa “Campos de Férias para adolescentes com diabetes tipo 1” e o programa “Acolher em Diabetes”, ambos projectos da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), foram distinguidos com o Prémio Hospital do Futuro 2007/2008, nas categorias Educação e Serviço Privado, com um honrado segundo e terceiro lugar, respectivamente. Esta iniciativa premiou 36 projectos, entre um total de 178 candidaturas.

Os “Campos de Férias para adolescentes com diabetes tipo 1” são uma iniciativa da APDP, que tem como objectivo desenvolver actividades pedagógicas que levem à aprendizagem de aspectos essenciais na autogestão da diabetes: autocontrolo, insulinoterapia, exercício físico, alimentação.

O campo de férias é o espaço mais importante para o desenvolvimento de projectos de educação terapêutica na diabetes com adolescentes. A educação em grupo com utilização de metodologias activas proporciona troca de experiências entre os participantes, que são valorizadas e reconhecidas pelos jovens como um meio importante para a aprendizagem do seu relacionamento com a diabetes.

Os benefícios dos campos são igualmente importantes em termos do relacionamento entre os jovens e a equipa de saúde multidisciplinar, pois o envolvimento nas várias actividades desenvolvidas vai favorecer e influenciar positivamente o ambiente nas consultas de diabetes.

A APDP é a associação de doentes mais antiga do mundo e assiste cerca de 50 mil diabéticos. Desenvolve a sua actividades na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com a doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes na sociedade, enquanto elementos activos. «Os prémios “Campos de Férias para adolescentes com diabetes tipo 1” e “Acolher em Diabetes” são o reconhecimento deste trabalho», afirma João Filipe Raposo, Director Clínico da APDP.

A APDP tem sido pioneira na prevenção e educação das pessoas com diabetes. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento, são os principais objectivos do trabalho desenvolvido na Associação, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes.

O Programa “ACOLHER em Diabetes”, assenta em cinco valências – Avaliar, Cuidar, Olhar, Entender e Rastrear – consideradas fundamentais em Diabetes. A junção destas valências torna possível fazer uma abordagem integrada da doença, dando início a um processo de follow-up, no qual a pessoa com diabetes é integrada na cultura da Associação e se apercebe da importância do seu papel na auto-gestão da doença.

Este programa, permite ainda, que em apenas um dia, ao contrário da realidade da maioria dos centros, o diabético realize um conjunto de actividades, desde a realização de análises clínicas, electrocardiograma, retinografia, avaliação do risco do pé, sessão de “Acolhimento e Autocontrolo” e sessão de “Alimentação no tratamento da diabetes”. A diabetes é uma doença crónica que atinge quase 1 milhão de pessoas em Portugal, e que, quando não é bem tratada e acompanhada pode ter graves implicações a nível cardiovascular, renal, de amputações e/ou cegueira. Esta doença é já a quarta principal causa de morte na maior parte dos países desenvolvidos.

Os Prémios Hospital do Futuro têm como objectivo distinguir as organizações, projectos e programas que mais contribuíram para o desenvolvimento das organizações de saúde em Portugal, mais concretamente no combate e prevenção à doença. «A APDP tem no seu dia-a-dia trabalhado para expandir o conhecimento técnico e científico, mas, sobretudo, para desenvolver o potencial humano que existe dentro de cada um de nós e proporcionar um atendimento diferenciado ao diabético e uma melhor qualidade de vida.», acrescenta o Director Clínico da APDP.

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.