2º Colóquio Internacional de Esquizofrenia do Porto - Médicos de Portugal

A carregar...

2º Colóquio Internacional de Esquizofrenia do Porto

3 Maio, 2005 0

REABILITAÇÃO EM PORTUGAL NO CENTRO DO DEBATE. A Casa de Serralves, na cidade invicta, vai ser palco do 2º Colóquio Internacional de Esquizofrenia do Porto. Durante os dias 6 e 7 de Maio, os mais conceituados especialistas nacionais e mundiais em esquizofrenia juntam-se para discutirem actualizações desta área, considerada a mais enigmática da Psiquiatria.

A reabilitação em Portugal vai ser discutida numa mesa redonda moderada por Maria João Heitor, directora dos serviços de Psiquiatria e de Saúde Mental da Direcção-Geral da Saúde, no dia 7, às 15.45 horas, através da apresentação dos resultados de um inquérito nacional realizado a directores dos serviços de Psiquiatria e de Reabilitação nos hospitais públicos e privados.

De acordo com João Marques Teixeira, director clínico do Centro Hospitalar Conde Ferreira e presidente do colóquio, o principal objectivo desta análise é tirar «uma fotografia da reabilitação no nosso país, levantar as necessidades existentes e confrontá-las com a actualidade». E alerta: «Em Portugal falta aplicação da lei no que respeita à reabilitação do indivíduo com esquizofrenia.»

Do programa constam ainda discussões sobre os novos meios de diagnóstico precoce (neuropsicofisiologia e imagiologia), passando pelos novos instrumentos clínicos existentes e novas opções terapêuticas.

A esquizofrenia é uma doença ainda mal compreendida por muitos persistindo o estigma da sociedade face a estes doentes. Nos últimos anos ocorreram grandes avanços na abordagem terapêutica da esquizofrenia com a descoberta de novas gerações de antipsicóticos (atípicos), eficazes no controlo dos sintomas positivos e negativos da doença e com menores efeitos secundários que os seus antecessores. Quando devidamente tratado e acompanhado o indivíduo com esquizofrenia tem uma vida pessoal e profissional perfeitamente normal, além de uma clara melhoria da sua qualidade de vida.

Documento associado: Programa

Para mais informações contactar:
Liliana de Almeida: 937213888 / 213509271
Prof. Dr. João Marques Teixeira: 917 843 635

NULL

NULL

NULL

NULL

NULL

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.