2º Colóquio Internacional de Esquizofrenia do Porto
REABILITAÇÃO EM PORTUGAL NO CENTRO DO DEBATE. A Casa de Serralves, na cidade invicta, vai ser palco do 2º Colóquio Internacional de Esquizofrenia do Porto. Durante os dias 6 e 7 de Maio, os mais conceituados especialistas nacionais e mundiais em esquizofrenia juntam-se para discutirem actualizações desta área, considerada a mais enigmática da Psiquiatria.
A reabilitação em Portugal vai ser discutida numa mesa redonda moderada por Maria João Heitor, directora dos serviços de Psiquiatria e de Saúde Mental da Direcção-Geral da Saúde, no dia 7, às 15.45 horas, através da apresentação dos resultados de um inquérito nacional realizado a directores dos serviços de Psiquiatria e de Reabilitação nos hospitais públicos e privados.
De acordo com João Marques Teixeira, director clínico do Centro Hospitalar Conde Ferreira e presidente do colóquio, o principal objectivo desta análise é tirar «uma fotografia da reabilitação no nosso país, levantar as necessidades existentes e confrontá-las com a actualidade». E alerta: «Em Portugal falta aplicação da lei no que respeita à reabilitação do indivíduo com esquizofrenia.»
Do programa constam ainda discussões sobre os novos meios de diagnóstico precoce (neuropsicofisiologia e imagiologia), passando pelos novos instrumentos clínicos existentes e novas opções terapêuticas.
A esquizofrenia é uma doença ainda mal compreendida por muitos persistindo o estigma da sociedade face a estes doentes. Nos últimos anos ocorreram grandes avanços na abordagem terapêutica da esquizofrenia com a descoberta de novas gerações de antipsicóticos (atípicos), eficazes no controlo dos sintomas positivos e negativos da doença e com menores efeitos secundários que os seus antecessores. Quando devidamente tratado e acompanhado o indivíduo com esquizofrenia tem uma vida pessoal e profissional perfeitamente normal, além de uma clara melhoria da sua qualidade de vida.
Documento associado: Programa
Para mais informações contactar:
Liliana de Almeida: 937213888 / 213509271
Prof. Dr. João Marques Teixeira: 917 843 635
NULL
NULL
NULL
NULL
NULL