Osteoartrose: Articulações sem dor - Médicos de Portugal

A carregar...

Osteoartrose: Articulações sem dor

3 Agosto, 2014 0

O desgaste da cartilagem deixa os ossos menos protegidos e afecta a mobilidade de quem sofre de osteoartrose. A dor é um sintoma comum mas há soluções que atenuam este problema.

A saúde das articulações é indispensável para a qualidade de vida de todos nós, independentemente da idade. É que só articulações saudáveis e funcionais permitem que os movimentos se façam com segurança e equilíbrio, garantindo a mobilidade e a autonomia.

Todavia, é natural que as articulações se ressintam do envelhecimento do organismo. Acontece, nomeadamente, haver um desgaste da cartilagem, a camada esponjosa que protege a extremidade dos ossos e que, quando saudável, funciona ao mesmo tempo como lubrificante e amortecedor das articulações. Na prática isto significa que é graças à cartilagem que os ossos não tocam uns nos outros, fazendo-se os movimentos – do braço ou da perna, por exemplo – com toda a naturalidade.

Acontece, porém, que esta camada se vai desgastando com o passar do tempo, perdendo as suas propriedades protectoras. E pode tornar-se tão fina que afecte a mobilidade das articulações, significando isto que os seus movimentos ficam menos fluidos e podem ser, com frequência, acompanhados de dor. A dor é, aliás, um dos sintomas da osteoartrose, doença que se caracteriza pela perda gradual da integridade da cartilagem.

Este é um problema que acontece com maior incidência em pessoas  acima dos 50 anos, o que se explica  devido ao uso já prolongado das articulações e consequente desgaste da cartilagem. Contudo, pode verificar-se em pessoas mais novas. É no Outono-Inverno que as queixas se acentuam, sobretudo em dias frios e húmidos, obrigando, muitas vezes, à toma de medicamentos para alívio da dor (analgésicos).

Ora, em matéria de saúde, o melhor é sempre prevenir e, neste caso, também. Têm sido desenvolvidos estudos que apontam para a eficácia de duas substâncias naturais no combate ao desgaste da cartilagem. Trata-se do sulfato de glucosamina e do sulfato de condroitina, que fazem parte da matriz da articulação e que também existem na natureza. Assim, a glucosamina é extraída do marisco, sabendo-se que faz parte do exosqueleto (vulgarmente conhecido por casca) do caranguejo, do camarão e da lagosta, enquanto a condroitina é extraída a partir de cartilagens animais, nomeadamente da cartilagem de tubarão. Juntas, contribuem para melhorar a saúde das articulações favorecendo a regeneração das mesmas, reduzindo o inchaço e atenuando a dor e podendo, por isso, exercer uma acção na prevenção e tratamento sintomático da osteoartrose.

Esta é uma boa notícia para quem sofre de dores articulares. Todavia,  como qualquer suplemento, este só deve ser tomado com aconselhamento de um profissional de saúde: cabe ao farmacêutico ou ao médico avaliar se existe, ou não, o risco de interacção com medicamentos ou outros produtos de saúde que estejam a ser tomados. Em nome da segurança e da saúde.

FARMÁCIA SAÚDE – ANF

www.anf.pt

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.