Kioske da Mulher, um projecto ambicioso para fomentar mudanças de comportamento - Médicos de Portugal

A carregar...

Kioske da Mulher, um projecto ambicioso para fomentar mudanças de comportamento

1 Março, 2005 0

Surgiu recentemente um projecto pioneiro, um tanto ou quanto arrojado e muito ambicioso: o primeiro centro de informação multimédia para a educação e promoção da saúde da mulher portuguesa.

Denominado «Kioske da Mulher» (KM), este projecto constitui uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) e da Sociedade Portuguesa de Menopausa (SPM), desenvolvida em colaboração com a Merck Sharp & Dohme. Associaram-se a esta causa figuras públicas, designadamente Simone de Oliveira, Helena Isabel, Sílvia Rizzo e Ana Marques.

Aproveitando as capacidades das novas tecnologias, a SPG e a SPM, em conjunto com a MSD, criaram um instrumento que permite fornecer informações sobre doenças, de modo a estimular e incentivar novos hábitos de vida, reconhecer sinais de alarme e possíveis formas de prevenção. O Kioske da Mulher possibilita, assim, um acesso a informação sobre patologias, tais como a osteoporose, a diabetes, as doenças cardiovasculares, o cancro da mama, as doenças sexualmente transmissíveis ou a menopausa.
O Kioske da Mulher é composto por um ecrã táctil, de rápida e fácil utilização. Para pesquisar, basta tocar com o dedo no item pretendido para obter a informação sobre determinada doença, nomeadamente, definição, sintomatologia, factores de risco, diagnóstico, medidas preventivas e opções terapêuticas.

A utilizadora tem, também, a possibilidade de aceder a uma lista de contactos de sociedades médicas e associações de doentes.
A juntar a tudo isto, existe ainda a possibilidade de a mulher descobrir o seu nível de risco de osteoporose. Basta introduzir numa calculadora que aparece no ecrã as variáveis pessoais – peso, idade e altura – para receber impresso um relatório e conselhos preventivos.

Para permitir o acesso a diferentes áreas da Medicina, as duas sociedades que coordenaram o projecto recorreram a outras entidades. Deste modo, no que respeita à obtenção de informações, a SPG e a SPM tiveram o apoio das sociedades portuguesas de Reumatologia, de Cardiologia, de Sexologia, de Senologia, de Diabetologia e de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, da Associação Portuguesa de Osteoporose, da Associação Nacional Contra a Osteoporose, da Abraço e da Laço.

O KM é uma iniciativa que aposta, sobretudo, na prevenção e no alerta para patologias, cujo risco ainda não está totalmente consciencializado por muitas portuguesas. Desta forma, tem como finalidade fomentar uma mudança de atitude e de comportamento face a doenças que podem conduzir à morte.

O instrumento esteve a funcionar para a população na sua apresentação oficial, nos dias 9 e 10 de Outubro, no NorteShopping, no Porto, no CascaisShopping, em Cascais, no Centro Colombo e no Centro Vasco da Gama, em Lisboa. Por enquanto, encontra-se disponível no sítio http://www.kioskedamulher.com. Porém, de futuro, prevê-se a implementação do Kioske da Mulher em locais públicos.

Aposta na prevenção

«É um instrumento de educação e promoção de saúde para as mulheres de todas as idades, que serve para fomentar hábitos saudáveis e contribuir para melhorar a qualidade de vida das utilizadoras», diz o Dr. Mário Sousa, presidente da SPM, referindo-se ao Kioske da Mulher, ao que o Dr. Daniel Pereira da Silva, presidente da SPG, acrescenta:

«É um suporte muito útil, de fácil consulta e compreensão e a sua presença num determinado local pode levar a que as mulheres se questionem sobre aspectos de saúde aos quais não davam a devida importância.»

No fundo, o KM funciona como um alerta em prol da saúde. Por exemplo, ao fazer o teste que fornece o nível de risco de osteoporose, uma mulher que não fazia ideia que tem um risco médio de ter esta patologia com certeza que vai fazer algo no sentido de não deixar que a doença progrida.

Apesar de apostar na prevenção, o Kioske da Mulher pode igualmente ser útil às mulheres que já sofram de uma patologia, pois indica onde é que se devem dirigir para obter apoio.

Todavia, o Kioske esteve acessível apenas durante dois dias. Com uma morada virtual, está previsto um futuro risonho para esta ferramenta.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.