Hans Luders, o “Papa da Epilepsia”, em Portugal pela primeira vez - Médicos de Portugal

A carregar...

Hans Luders, o “Papa da Epilepsia”, em Portugal pela primeira vez

12 Março, 2009 0

No âmbito do 21.º Encontro Nacional de Epileptologia, que tem início amanhã, nos Auditórios dos Hospitais Universitários de Coimbra, estarão reunidos especialistas nacionais e internacionais para debaterem questões relacionadas com a Epilepsia, partilharem experiências e conhecimentos nesta área.

Pela primeira vez em Portugal, vai estar presente aquele que é considerado o “Papa da Epilepsia” em todo o Mundo, o Prof. Hans Luders, que irá trazer a sua perspectiva de tratamento nos doentes que já não são susceptíveis aos medicamentos. Será um tema de actual pertinência, se considerar-se a posição do Alto-Comissariado de Saúde em incentivar as intervenções cirúrgicas para o tratamento da epilepsia.
Hans Luders, reconhecido especialista mundialmente, conta já com largos anos de experiência na área da Epilepsia. Como formação em Biologia, Neuropsicologia e Neurologia, Hans Luders iniciou o seu percurso académico na University Catholic of Chile, onde se formou em Biologia (grau de Bachelor) e, posteriormente, em Medicina (License). Em 1967 completou o doutoramento na área da Neurologia, no Neurological Institute, Kyushu University, no Japão. Já nos Estados Unidos da América seguiu-se o pós-doutoramento na área da Neuropsicologia no Mayo Graduate School of Medicine Rochester.

O especialista, que também lecciona Neurologia na Cleveland Clinic, integrou várias sociedades científicas, das quais se destacam a American EEG Society, a American Epilepsy Society e a American Neurological Association. Ao longo da carreira, Hans Luders tem mantido uma importante ligação com algumas das mais prestigiadas publicações médico-científicas como é o caso do Journal of Clinical Neurology, onde, desde 2005, faz parte do designado Editorial Board.

No currículo, o especialista apresenta ainda uma impressionante lista de 19 livros como autor e mais de 100 em co-autoria, tendo publicado também, ao longo da sua carreira, mais de 300 artigos. O rigor e qualidade do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos fizeram com que Hans Luders seja, hoje, considerado o «Papa da Epilepsia».

Em Portugal existem entre 50 a 60 mil pessoas que sofrem de epilepsia, sendo a intervenção cirúrgica apenas exequível em 5% dos casos. Tal cenário leva a que na maioria dos casos apenas a medicação e acompanhamento médico sejam a solução encontrada para controlar e minimizar as crises. No entanto esta é uma doença que tendo em conta a sua natureza pode levar à discriminação, que consequentemente causará alguns problemas de adaptação à sociedade destes doentes.

MediaHealth® Portugal

www.mediahealthportugal.com

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.