Os homens também têm varizes - Médicos de Portugal

A carregar...

Os homens também têm varizes

18 Setembro, 2008 0

O aparecimento de uma variz ocorre quando há um aumento irreversível do tamanho de uma veia. As dilatações que surgem em vasos muito pequenos são popularmente denominadas como “derrames” ou “raios”. Podem aparecer em ambos os sexos, apesar dos homens terem um pouco mais de sorte que as mulheres, eles também sofrem com este problema, ao contrário do que muita gente pensa!

A principal causa para o aparecimento das varizes ou “derrames” é a predisposição genética, podendo esta ser agravada pelos hábitos de vida, como sejam, ficar muitas horas de pé ou sentado e os esforços muito intensos.

Habitualmente uma variz não desaparece por si mesma e, geralmente, tende a piorar ao longo do tempo. A evolução pode inclusivamente ultrapassar o problema meramente estético, vindo a causar sintomas como desconforto, sensação de peso e edema, até flebites e trombose em casos mais extremos.

Os homens tendem a deixar passar mais tempo, antes de procurar um especialista, o que leva a que muitas vezes o problema se agrave mais do que nas mulheres.


A melhor solução, a prevenção

Recomenda-se assim que sinta algum desconforto nas pernas e note a dilatação de vasos procure um médico especialista.

Os principais tratamentos são o laser vasculight, a escleroterapia (injectável) e a cirurgia.

Destacamos o laser vasculight por ser um método muito simples e eficaz: inicia-se com a aplicação de um gel condutor frio sobre a pele, que potencia a penetração da luz e actua como agente protector. De seguida, dispara-se o laser sobre os vasos a tratar, a luz emitida actua apenas nos pigmentos de cor vermelha ou esverdeada, típica das lesões vasculares, sem afectar os tecidos circundantes. Com este método melhoram as lesões vasculares de cor vermelha, com 1 mm de diâmetro. As maiores e de cor azulada são tratadas com injecções (escleroterapia). Para terminar é aplicada uma pomada anti-inflamatória para diminuir qualquer possível irritação.

É um método muito rápido e os resultados começam a ver-se logo depois da primeira sessão. Efectividade e comodidade são os adjectivos que classificam este tratamento, ou seja, perfeitamente adaptado aos homens que têm pouco tempo livre para este tipo de coisas!

Recomendações

Evitar a exposição solar pelo tempo recomendado pelo médico, antes e depois de cada sessão. O tratamento não é indicado para pessoas com peles escuras, negras ou que tenham apanhado sol.

O tratamento tem justamente a vantagem de não interferir com o dia-a-dia do paciente que pode realizar as tarefas e actividades físicas normais do dia-a-dia.

As vantagens do vasculight:

• Os homens não necessitam de rapar os pêlos para fazer o tratamento.
• O tratamento é muito prático, cómodo e eficaz, apesar de variar de caso para caso, normalmente cinco sessões são suficientes para tratar o problema.
• É permitido logo depois de cada sessão retomar as actividades do dia-a-dia, ir ao ginásio ou praticar desporto.

A principal causa para o aparecimento das varizes ou “derrames” é a predisposição genética, podendo esta ser agravada pelos hábitos de vida, como sejam, ficar muitas horas de pé ou sentado e os esforços muito intensos.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.