Maus hábitos ao dormir provocam dores nas costas - Médicos de Portugal

A carregar...

Maus hábitos ao dormir provocam dores nas costas

5 Abril, 2010 0

A campanha Olhe pelas Suas Costas alerta para as posturas corporais incorrectas durante o sono, de forma a prevenir as dores nas costas e as doenças que afectam a coluna que representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física e são uma das principais causas de ausência no trabalho em todo o mundo.

De acordo com o Dr. Paulo Pereira, Coordenador Nacional da Campanha Olhe pelas Suas Costas, “É preciso modificar posturas incorrectas durante o sono para prevenir os danos na coluna. Evite dormir em sofás, em colchões macios, ou sobre almofadas pois podem provocar zonas de sobrecarga sobre a coluna e os músculos e prejudicar a estabilidade da coluna vertebral”.

O médico aconselha também que “a escolha da almofada deve ser cuidadosa. Se costuma deitar-se de lado deve dar preferência a uma almofada mais alta e firme, que permita manter um alinhamento correcto entre a cabeça, o pescoço e a coluna. Se dorme de barriga para baixo deve optar por uma almofada mais baixa e flexível e se dorme de barriga para cima a escolha deve ser uma almofada de dureza média, ajustada à curvatura do pescoço e que permita um bom apoio da cabeça. Dependendo da posição adoptada mais frequentemente durante o sono, a utilização de almofadas adicionais correctamente posicionadas pode também contribuir para um sono mais repousante e menor sobrecarga da coluna”.

Um estudo recente elaborado pela empresa Spirituc – Investigação Aplicada indicou que 32,6 por cento dos portugueses sofre de dores nas costas diariamente e que 65,1 por cento já tem essas dores há mais de 5 anos. A investigação revelou ainda que 28,4 por cento dos portugueses sente que a sua actividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de ter dores nas costas.

A campanha Olhe pelas Suas Costas é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia.

Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com

 

Ficha técnica: Para a realização deste estudo, a empresa Spirituc-Investigação Aplicada, responsável pela investigação, inquiriu uma amostra de 602 pessoas que revelaram sofrer de dores nas costas, com mais de 18 anos, de ambos os géneros, residentes em território continental. A amostra apresenta uma margem de erro de 4,0 por cento para um intervalo de confiança de 95 por cento.

De acordo com o Dr. Paulo Pereira, Coordenador Nacional da Campanha Olhe pelas Suas Costas, “É preciso modificar posturas incorrectas durante o sono para prevenir os danos na coluna. Evite dormir em sofás, em colchões macios, ou sobre almofadas pois podem provocar zonas de sobrecarga sobre a coluna e os músculos e prejudicar a estabilidade da coluna vertebral“.

O médico aconselha também que “a escolha da almofada deve ser cuidadosa. Se costuma deitar-se de lado deve dar preferência a uma almofada mais alta e firme, que permita manter um alinhamento correcto entre a cabeça, o pescoço e a coluna. Se dorme de barriga para baixo deve optar por uma almofada mais baixa e flexível e se dorme de barriga para cima a escolha deve ser uma almofada de dureza média, ajustada à curvatura do pescoço e que permita um bom apoio da cabeça. Dependendo da posição adoptada mais frequentemente durante o sono, a utilização de almofadas adicionais correctamente posicionadas pode também contribuir para um sono mais repousante e menor sobrecarga da coluna”.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.