Diabetes Ocular: O que importa saber? - Médicos de Portugal

A carregar...

Diabetes Ocular: O que importa saber?

14 Janeiro, 2010 0

A diabetes é uma doença decorrente da incapacidade em regular o açúcar (glicose) no sangue. A insulina permite que a glicose seja utilizada pelos tecidos ou transformada no fígado para armazenamento.

No diabético, a glicose não é usada convenientemente, quer por falta de produção de insulina (tipo 1), quer por incapacidade das células de utilizá-la (tipo 2). Há acúmulo de glicose no sangue, levando a que determinados tecidos não consigam utilizá-la e outros se vejam afectados pelo seu excesso.

Em Portugal, estima-se que a diabetes afecte meio milhão de pessoas. A diabetes tipo 1 (10% dos casos) manifesta-se na infância ou adolescência e é tratada com insulina. Já a diabetes tipo 2, que afecta 90% dos casos, manifesta-se depois dos 45 anos. Habitualmente, é tratável com dieta e medicação oral, no entanto, metade acaba por necessitar insulina.

Os níveis elevados de açúcar podem levar a alterações estruturais dos vasos sanguíneos. O oxigénio e outros nutrientes não chegam aos tecidos, levando ao compromisso das suas funções.

Os órgãos mais afectados são o cérebro, o coração, os rins e os olhos, aumentando o risco de AVC, enfartes, insuficiência renal e perda de visão. Tire algumas das dúvidas sobre os perigos.

 

Porque é preocupante para o olho?

A diabetes é uma das principais causas de cegueira no mundo desenvolvido e a principal abaixo dos 65 anos.

 

Como é o olho afectado?

A retina é a estrutura mais afectada. Funciona como película onde são captadas as imagens. Os vasos sofrem alterações estruturais, dilatando e deixando de ser estanques, provocando hemorragias e exsudação de líquido. Deste modo, aparecem na retina edema e hemorragias (retinopatia). A afectação da visão dependerá da extensão e da localização das lesões, sendo mais graves as que afectam a porção central (mácula). A deficiente oxigenação da retina é o estímulo para que novos vasos (neovasos) se desenvolvam. No entanto, estes têm paredes pouco estanques sendo fonte de novas hemorragias e exsudações.

 

Como evitar os neovasos?

Destruímos a retina que menos nos faz falta, para que tenhamos nutrição suficiente para a porção central (mácula). Tal é feito com laser.

[Continua na página seguinte]

Mitos sobre o laser?

É frequente o receio por parte dos pacientes relativamente ao laser. Está provado que o atraso no início do tratamento é a principal causa de insucesso. Como o objectivo do laser é sobretudo a estabilização da retinopatia, é muito importante não protelar, pois está-se a perder retina a cada momento que passa.

 

Conhecer os sintomas é suficiente?

Variações bruscas dos níveis de açúcar no sangue pode provocar turvação da visão, enquanto situações avançadas, nas quais as lesões não afectam a porção central da retina, é possível passarem sem sintomas. A resposta é claramente não.

 

Consultar o médico de família é suficiente?

O olho é um órgão que exige um nível de conhecimento muito elevado para poder convenientemente analisado. O clínico geral é importantíssimo, mas neste caso não é suficiente.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.