Causas da Insuficiência Renal - Médicos de Portugal

A carregar...

Causas da Insuficiência Renal

12 Maio, 2005 0

A diminuição da função renal, ou a perda da função renal, é provocada por várias doenças, das quais destacamos aqui algumas delas:

Nefropatias Glomerulares ou Glomeronefrites Crónica

Causas
Neste tipo de lesões são os filtros dos rins, os glomérulos, que são destruídos por processos inflamatórios que se manifestam de tempos a tempos. trata-se portanto do mau funcionamento do sistema imunitário do nosso corpo, que produz de maneira aberrante anticorpos específicos (moléculas de defesa do nosso organismo), em relação aos filtros do rim.

Medidas Preventivas
As Nefropatias glomerulares são objecto de inúmeras pesquisas no mundo inteiro e são mais ou menos conhecidas, e resultados positivos já foram obtidos por algumas, como por exemplo, a Sindrome de Goodpasture. Na maioria das vezes, o seu tratamento é negativo. Ainda hoje, a hemodiálise é muitas vezes o desfecho desta doença.

Nefropatias Infecciosas ou de Origem Urológicas

Causas
São as lesões renais devidas às anomalias das vias de excreção urinárias, ou a um obstáculo nas vias urinárias (por exemplo, um cálculo), ou a infecções urinárias crónicas. Representam 19% das insuficiências renais terminais na Europa.

Medidas Preventivas
Muitas das Nefropatias infecciosas ou urológicas podem ser curadas ou amenizadas pelo tratamento adaptado de infecções urinárias e/ou cirurgia urológica precoce.

Nefropatias Hereditárias

Causas
13,5% das insuficiências renais na Europa estão legadas a doenças hereditárias. A mais frequente é a polykystose renal (9,7%). As crianças cujos pais tenham uma destas doenças incorrem num risco mais ou menos importante de serem afectadas pelas mesmas.

Medidas Preventivas
Para as Nefropatias hereditárias, o modo de transmissão às crianças, é agora bastante conhecido, e conselhos genéticos apropriados podem ser dados aos pais.

Nefropatias Diabéticas

Causas
Após longos anos de evolução, a diabetes mellikus pode provocar uma insuficiência renal terminal, ao mesmo tempo que conduz a outras complicações vasculares e oculares graves.

Medidas Preventivas
Um tratemento adequado que permita manter as taxas de glumerose normais no sangue, evita ou retarda em grande número de casos, a hemodiálise.

Nefropatias Medicamentosas

Causas
O abuso de medicamentos tóxicos para os rins pode igualmente conduzir a uma insuficiência renal terminal, cuja frequência varia de um país para outro. Trata-se essencialmente de analgésicos contendo FENACETINE ou um dos seus derivados, PARACETAMOL, utilizados de maneira prolongada para as dores de cabeça ou outras.

Medidas Preventivas
Para as Nefropatias medicamentosa, o abandono precoce dos medicamentos tóxicos para os rins, trava a progressão sa insuficiência renal. Toda a forma de auto medicamentação de carácter abusivo, quer pela quantidade, quer pela duração da dose destes medicamentos, só pode conduzir a uma situação que deixará sequelas mais ou menos importantes. A prescrição de medicamentos é um acto de responsabilidade para o médico que a passa. Sendo necessária uma tomada regular de medicamentos, SÓ DEVERA SER FEITA SOB VIGILÂNCIA MÉDICA.

Nefropatias Vasculares.

Causas
As doenças renais vasculares são muitas vezes devidas à evolução prolongada da hipertensão arterial, sem qualquer aviso para a pessoa que a possui. Estão também associadas a outros factores de risco vasculares.

Medidas Preventivas
A hipertensão arterial é uma doença favorecida pelos maus hábitos higiénico-alimentares, que se controla tendo em atenção regras alimentares simples, particularmente a redução do consumo de sal, e medicamentos de boa toleração. A normalização da tensão arterial evita o agravamento das funções renais.

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.