Bial promove debate em torno da Asma
Especialistas nacionais apresentam números da doença que afecta, em Portugal, 5 por cento da população adulta e 11 por cento das crianças. O grupo Bial promove, no próximo sábado, 22 de Outubro, um seminário subordinado ao tema “Terapêutica da Asma – Da Teoria à Prática”.
O encontro terá lugar no Pavilhão Atlântico (Sala Tejo), em Lisboa, a partir das 17h30, e contará com as intervenções de reputados especialistas clínicos, como os pneumologistas Miguel Manaças, Ramalho de Almeida e Jorge Ferreira, e o especialista em clínica geral Carlos Gonçalves.
Numa altura em que 150 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de problemas relacionados com a Asma, torna-se urgente uma discussão profunda em torno de soluções terapêuticas eficazes que possam combater esta patologia, objectivo que esteve na origem deste encontro promovido pelo grupo Bial.
Isto porque, segundo dados recentes, a asma é a doença crónica que mais tem aumentado no mundo ocidental, estimando-se que no prazo de 20 anos poderão existir mais 100 milhões de asmáticos.
A Asma é uma doença com um impacto elevado no doente, constituindo uma causa frequente de perda de qualidade de vida.
Esta doença é responsável por importantes restrições físicas, emocionais e sociais, tendo consequências negativas nas carreiras profissionais dos doentes.
Apesar das repercussões negativas, a asma é ainda subdiagnósticada e subtratada pelo que há ainda muito a fazer para, de forma efectiva, ajudar a controlar esta doença de importância crescente.
Em termos de impacto económico, e a nível mundial, estima-se que os custos totais (directos e indirectos) associados à asma excedam os custos combinados da SIDA e da tuberculose.
Significa isto que só nos EUA ultrapassam os 6 biliões de dólares, que no Reino Unido rondam os 1,8 biliões de dólares, ascendendo a 460 milhões de dólares na Austrália.
O seminário “Terapêutica da Asma – Da Teoria à Prática” centrar-se-á no controlo da doença, como forma de melhorar a qualidade de vida dos doentes. Um evento que pretende pautar a discussão em torno desta problemática que afecta 600 mil portugueses.
A asma constitui uma das principais áreas terapêuticas do grupo Bial que tem como objectivo corresponder às necessidades mais actuais e prementes na área da Saúde.
Bial é o maior grupo farmacêutico português com um volume de facturação na ordem dos 100 milhões de euros, assumindo como áreas estratégicas de futuro a Qualidade e a Inovação.
Central de Informação
www.centraldeinformacao.pt