Conceito de Bem-Estar / Wellness - Médicos de Portugal

A carregar...

Conceito de Bem-Estar / Wellness

10 Junho, 2007 0

O conceito de Bem-Estar / Wellness apresenta-se como uma filosofia de “bem estar”, que tem como base o desejo de uma vida mais sã e serena, permitindo ultrapassar as “batalhas diárias”, fontes de preocupação de tudo o que nos rodeia, relembrando que a “chave da solução” para os problemas pode estar dentro de Nós (Albuquerque, 2005).

Actualmente, o Bem-Estar está associado a vários conceitos, dependendo a sua definição da área geográfica e social, em que os centros que prestam tais serviços estão inseridos.

O que é o Bem-Estar?*

O Bem-Estar (Albuquerque, 2005) é um conceito de prática que engloba todos os aspectos do indivíduo, assim, envolve a manutenção de uma boa nutrição, exercício, boas relações pessoais, familiares e sociais, e o controlo do stresse. Este pode ser considerado um tipo de medicina preventiva associada ao estilo de vida de cada um, podendo assim contemplar programas ou benefícios que são introduzidos para encorajar a aptidão física, a prevenção e a detecção precoce de doenças para ajudar a reduzir a utilização e os custos de futuros cuidados de saúde.

Este processo de cuidados de saúde implica uma tomada de consciência e alteração de atitudes em direcção a estilos de vida saudáveis, de modo a que os indivíduos possam fazer escolhas informadas para atingir uma saúde física e mental óptima através de serviços focados na promoção ou manutenção da Saúde em vez da correcção da doença. Os programas de Bem Estar muitas vezes incluem rastreios da tensão arterial e outros, bem como educação para a Saúde.

O Bem-Estar apresenta-se assim como um estado dinâmico de saúde no qual o indivíduo progride em direcção a um nível elevado de funcionalidade, atingindo um equilíbrio óptimo entre o meio interno e externo.

Bem-Estar e a Fisioterapia*

O conceito de saúde tem sofrido muitas alterações ao longo dos tempos: desde o conceito de saúde como ausência de doença até ao conceito actual que considera Saúde como, “(…) o completo bem estar físico social e mental e não apenas ausência de doença ou enfermidade” (OMS, 1983). Actualmente, a abordagem holística do Ser como um todo, abre novas perspectivas a nível do tratamento nas diversas áreas da saúde.

O “Fisioterapeuta presta serviços a pessoas e populações com o fim de desenvolver, manter e restaurar o movimento e a capacidade funcional através de todo o ciclo de vida.

Tem como finalidade a promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação, e de tratar, habilitar ou reabilitar, utentes/clientes com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objectivo de ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida” (adaptado Ministério da Saúde-Dec.Lei nº261/93 de 24 de Julho).

A fisioterapia inclui a prestação de serviços em circunstâncias em que o movimento e a função estão ameaçados pelo processo de envelhecimento, por lesão ou doença (Albuquerque, 2005).

Assim, uma vez que o Fisioterapeuta é um profissional que intervém na manutenção da saúde, prevenção de lesões e doença, e promoção de estilos de vida saudáveis, a sua capacidade de promover a função (essencial para o Bem Estar) torna-o um profissional ideal para conduzir activamente projectos na área do Wellness e Bem-Estar (Araújo, 2005).

Páginas: 1 2 3

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.