Acne como tratar

A acne é uma doença inflamatória da pele caracterizada por pontos brancos ou negros (comedões), pápulas (borbulhas inflamadas), pústulas (borbulhas com pus), nódulos e quistos. Manifesta-se sobretudo no rosto, na parte superior do tórax, nos ombros e nas costas.
A acne é mais frequente na adolescência e nos rapazes, devido às alterações hormonais da puberdade que causam o aumento da produção de gordura ou sebo pelas glândulas sebáceas.
Posteriormente, pode ocorrer infecção, uma vez que a mistura com células de pele mortas e outros resíduos causa obstrução nos poros, originando uma ou mais formas de acne.
Os jovens com acne, muito preocupados com a sua aparência, vivem em grande desconforto psicológico, olhando para os outros jovens marcados pela seborreia, espinhos ou cravos e nódulos de pus. Se bem que a idade seja determinante no aparecimento da acne, há factores que favorecem o seu desenvolvimento e até mesmo o seu agravamento: é o caso de certos medicamentos e cosméticos.
Prevenir e tratar a acne
Pelos seus sintomas, a acne oscila da ligeira a moderada até à muito grave. Os casos ligeiros a moderados são os mais frequentes e a orientação farmacêutica poderá ter um papel muito útil. Os casos mais graves exigem a intervenção de um médico especialista que poderá receitar medicamentos para resolver ou minorar a situação. É aí que se poderá tomar isotretinoína, substância derivada da vitamina A.
Para os casos da acne ligeira a moderada, sugere-se muitas vezes o tratamento com medicamentos em loção, gel e loção de limpeza com peróxido de benzoílo. Este princípio pode irritar a pele, havendo que ser prudente na sua aplicação. Esta acne ligeira a moderada não deixa habitualmente cicatrizes, convindo, no entanto, não andar a espremer as borbulhas e ser escrupuloso na higiene.
De facto, a prevenção e a base da terapêutica passam necessária e obrigatoriamente pela higiene cuidada da pele, é através desta higiene que se remove o excesso de gorduras, partículas e outras impurezas, que, ao obstruírem o poro, predispõem ou agravam a acne.
O mais apropriado é a lavagem da pele com um produto de limpeza suave e não mais de duas vezes ao dia, uma vez que excessivas lavagens acabam por irritar a pele e estimular ainda mais a produção de gordura.
As opções de tratamento são variadas: fazem-se através da aplicação na pele de diferentes substâncias, como é o caso do já referido peróxido de benzoílo, casos havendo em que o tratamento passa por um antibiótico (os anti-bacterianos prescritos com mais frequência são a clindamicina e a eritromicina).
É fundamental que o doente mantenha a pele limpa, não use esfoliantes que podem piorar a acne. Convém não esquecer que o stresse não provoca acne mas pode agravá-la.
A acne muito grave
As manifestações mais rebeldes da acne são tratadas com medicamentos derivados da vitamina A. Os resultados são, regra geral, bastante satisfatórios mas há, contudo, efeitos secundários a ter em conta (como a pele seca, descamada, queda de cabelo, conjuntivite, maior sensibilidade da pele ao sol…).
Páginas: 1 2