Siemens desenvolve radiofármaco imagiológico para monitorizar actividade de células cancerígenas - Médicos de Portugal

A carregar...

Siemens desenvolve radiofármaco imagiológico para monitorizar actividade de células cancerígenas

28 Agosto, 2007 0

A U.S Food and Drug Administration (FDA) acaba de conceder autorização à Siemens Medical Solutions (MED) para iniciar a fase I de ensaios clínicos do biomarcador FLT, [F-18] 3′-fluoro-3′-deoxythymidine (dioxitimidina marcada com o isótopo radioactivo flúor-18), que tem obtido resultados promissores na monitorização da proliferação de células cancerígenas. Este biomarcador irá permitir aos médicos determinar rapidamente a eficácia de terapias contra o cancro.

Desta forma, é possível alterar no início, um tratamento que se revela ineficaz para um determinado paciente, obtendo desta forma resultados clínicos superiores e significativas poupanças financeiras em terapias ineficazes.

A Siemens irá colaborar na fase dos ensaios clínicos que vão ter lugar no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, instituição com a qual assinou um acordo de cooperação focalizado no co-desenvolvimento do biomarcador FLT que será utlizado em imagiologia PET (Tomografia por Emissão de Positrões).

Através desta colaboração, a Siemens pretende não apenas disponibilizar rapidamente o FLT a instituições académicas e de investigação para estudos adicionais, mas também prosseguir com pesquisas que conduzam ao desenvolvimento de novos biomarcadores específicos para determinados alvos e metabolismos.

“Este estudo reforça o compromisso assumido pela Siemens de expandir a medicina molecular em parceria com as mais conceituadas instituições médicas do mundo no sentido de desenvolver agentes marcadores que permitirão terapias personalizadas e, consequentemente, mais eficazes”, afirma Michael Reitermann, Presidente da Divisão de Imagem Molecular, da Siemens Medical Solutions.

“Temos os olhos postos no futuro e estamos ansiosos por trabalhar com os nossos colegas do Sloan-Kettering Memorial para permitir a pesquisa avançada do FLT, que irá conduzir-nos a uma avaliação mais adiantada das terapias do cancro”.

O FLT vai permitir que os investigadores e os médicos detectem a taxa de proliferação de células cancerígenas através de uma técnica de imagem molecular como o PET – CT (Sistema híbrido de Tomografia por Emissão de Positrões conjugada com Tomografia Computorizada), possibilitando a visualização das etapas-chave na replicação do DNA, que precede a divisão celular. Desta forma, o FLT irá ajudar os clínicos a desenvolver terapias contra o cancro personalizadas, determinando mais rapidamente o tratamento adequado para cada paciente.

Os biomarcadores de Imagem Molecular – agentes utilizados por equipamentos de imagiologia, que caracterizam os processos biológicos e doenças – permitem obter uma maior identificação e compreensão dos mecanismos biológicos da doença. Assim que os biomarcadores se ligam a uma célula ou tecidos doentes, possibilitam que essa região se torne claramente visível quando é efectuada uma aquisição com as tecnologias de Imagem Molecular PET-CT (Sistema híbrido de Tomografia por Emissão de Positrões conjugada com Tomografia Computorizada), SPECT (Tomografia por Emissão de Fotão Simples) ou SPECT-CT (Sistema híbrido de Tomografia por Emissão de Fotão Simples conjugada com Tomografia Computorizada).

A Siemens Medical Solutions é o maior produtor mundial de biomarcadores imagiológicos para PET e tem a maior rede norte-americana de ciclotrões equipados com radiofarmácias, abrangendo cerca de 99% dos hospitais e centros de Imagiologia nos Estados Unidos da América.

A Siemens Medical Solutions da Siemens AG (NYSE: SI) é um dos maiores fornecedores mundiais no ramo dos cuidados de saúde. A empresa é reconhecida por aliar tecnologias médicas inovadoras, sistemas de informação hospitalares, consultadoria de gestão e serviços de apoio, para ajudar os clientes a alcançarem resultados clínicos e financeiros tangíveis e duradouros.

As recentes aquisições na área do diagnóstico in vitro – tais como a Diagnostic Products Corporation e Bayer Diagnostics – marcam um ponto de viragem para a Siemens, já que se torna a primeira empresa com soluções globais de diagnóstico (desde o diagnóstico “in vitro” ao “in vivo”).

A Siemens Medical Solutions, com aproximadamente 41.000 empregados a nível mundial e operando em mais de 130 países, apresentou 8,23 biliões de EUR em vendas, 9,33 biliões de EUR em encomendas e um lucro do grupo de 1,06 biliões de EUR, para o ano fiscal de 2006 (30 de Setembro). Mais informação pode ser obtida consultando www.siemens.com/medical.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.