Trata-se de uma iniciativa que <span class="tooltip" onClick="window.location='/glossario/junta';" onMouseover="fixedtooltip(7146, this, event)" onMouseout="delayhidetip()">junta</span> associados da ADEB que, para além de terem o diagnóstico da doença <span class="tooltip" onClick="window.location='/glossario/unipolar';" onMouseover="fixedtooltip(10801, this, event)" onMouseout="delayhidetip()">unipolar</span> e <span class="tooltip" onClick="window.location='/glossario/bipolar';" onMouseover="fixedtooltip(1579, this, event)" onMouseout="delayhidetip()">bipolar</span>, <span class="tooltip" onClick="window.location='/glossario/t';" onMouseover="fixedtooltip(11098, this, event)" onMouseout="delayhidetip()">t</span>êm em comum o facto de dedicarem a sua vida profissional ao ensino. Segundo Delfim Oliveira, presidente da ADEB, os relatos dos associados passam «invariavelmente por um sentimento de solidão perante as suas dificuldades, exprimindo um mal-estar associado ao pouco espaço existente na escola para apresentação de situações complexas, as quais o professor enfrenta e resolve sozinho».<br />
<br />
O ensino acarreta «riscos psicológicos na estabilidade do indivíduo não só pelo desgaste de uma profissão que vive dentro da relação humana – lidar diariamente com crianças, adolescentes e jovens estando cada estágio associado a determinadas crises de desenvolvimento -, mas igualmente pelas condições laborais em que a maior parte dos professores se encontram», afirma Delfim Oliveira. E conclui: «Pensamos serem estes os dois factores concomitantes no aumento da probabilidade de surgir um desequilíbrio psicológico por parte do profissional.»<br />
<br />
No programa deste encontro, Luís Picado, mestre de terapias comportamentais e cognitivas do ISCE de Odivelas, abordará o tema da <span class="tooltip" onClick="window.location='/glossario/ansiedade';" onMouseover="fixedtooltip(895, this, event)" onMouseout="delayhidetip()">ansiedade</span> na profissão docente, seguido de António Sota Martins, vice-presidente do SPGL e professor no ISET, quem falará sobre a qualidade do ensino e a estabilidade da profissão de docente. Por último, será dado um testemunho da experiência de uma década de ensino por Eugénia Andrade, professora de matemática do 3º ciclo.