A luz apaga-se e acende-se o medo - Página 2 de 2 - Médicos de Portugal

A carregar...

A luz apaga-se e acende-se o medo

6 Fevereiro, 2008 0

Quando deve procurar um especialista? O bom-senso é a palavra de ordem para lidar com estes casos. É normal que as crianças tenham medo do escuro. No entanto, a partir do momento “em que a criança fica nas mãos daquele medo e deixe de ser ela própria, os pais devem começar a preocupar-se”. Nos primeiros dias, “podem tentar adormecer a criança para que ela se sinta mais segura. Se passarem duas a três noites sem conseguirem com que durma no seu quarto, devem procurar a ajuda do pediatra para se aconselharem”. Posteriormente, se o pediatra considerar que se justifica, a criança pode ser encaminhada para outro especialista. Para Ana Vasconcelos, “também pode ajudar ter uma luz pequena de presença no quarto ou deixar a luz do corredor acesa”. O essencial “é ajudar a criança a ultrapassar aquele momento de fragilidade sem a rigidez de alguns pais que ainda podem deixar a criança mais aflita”. Tranquilidade recomenda-se. Interessa saber “qual foi a situação do dia que despoletou este medo”. Os pais não devem esquecer que “são eles os que melhor conhecem aquela criança”, conclui Ana Vasconcelos.

Jornal do Centro de Saúde

www.jornaldocentrodesaude.pt

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.