Software revolucionário ajuda no tratamento da diabetes - Médicos de Portugal

A carregar...

Software revolucionário ajuda no tratamento da diabetes

7 Agosto, 2008 0

O tratamento da diabetes poderá agora ser mais eficaz graças a uma inédita e versátil ferramenta de gestão de dados que permite aos doentes com diabetes controlar e acompanhar as informações do seu estado de saúde, bem como aos respectivos médicos e prestadores de cuidados.

Chama-se CoPilotTM Health Management System (“sistema CoPilot”) e é um software concebido pelo Abbott Diabetes Care que ajudará tanto os interessados a avaliar as reais necessidades e opções do programa de tratamento da diabetes e a assumirem um papel mais informado neste contexto.
O sistema CoPilot destina-se a ser utilizado em cenários residenciais e clínicos e funciona como uma ferramenta de apoio na revisão, análise e avaliação de informações ao registar dados importantes como o histórico de resultados do teste de glicemia, apresentando as tendências e padrões das leituras de glicose, ingestão de hidratos de carbono, corpos cetónicos, dosagem de insulina e outros factores relacionados com a diabetes. Além disso, permite registar informações acerca das medicações, refeições, exercício, estado de saúde, exames médicos, resultados de laboratório, bem como notas gerais. Todos estes dados poderão ser carregados, guardados, analisados, apresentados sob a forma de diagramas, gráficos e relatórios, impressos e partilhados.

De acordo com António Freitas, responsável pela área Diabetes Care do Abbott Laboratórios, “este software constitui um grande avanço para a melhoria e maior precisão nos cuidados de saúde prestados às pessoas com diabetes, a quem também é proporcionado um maior auto-controlo e segurança na gestão da sua própria doença”.

Convém, no entanto, referir que o CoPilot Health Management System consiste numa ferramenta de gestão de informações e não se destina a substituir o apoio prestado por um profissional de saúde. “Os utilizadores devem consultar sempre o médico em caso de dúvidas ou preocupações acerca do tratamento da diabetes, pois o sistema por si só não fornece informações de diagnóstico, nem aconselha sobre o tratamento da diabetes. A última palavra é sempre a do médico”, acrescenta António Freitas.
Tendo em conta que o controlo da diabetes depende muito da auto-monitorização da glicemia, enquanto um factor decisivo para uma análise clínica e tratamento adequados, é de extrema importância a disponibilização de meios que permitam essa mesma gestão.

Segundo um estudo recente, publicado no Canadian Journal of Diabetes, sobre a precisão e a segurança dos relatórios de auto-monitorização da glicemia em adultos com diabetes de tipo 1 e 2, pessoas que são imprecisas nos seus relatórios tendem a preocupar-se mais com a sua diabetes, estar menos satisfeitas e confiantes com a gestão da doença e têm uma controlo da glicemia deficiente. Neste sentido, uma das principais conclusões do estudo foi a recomendação do uso de equipamentos e sistemas com capacidade de memorização, a par das anotações diárias, como parte dos cuidados de rotina das pessoas com diabetes, uma vez que são fontes de informação confiáveis e que podem ajudar a prevenir terapia inadequadas.

Como obter o CoPilot Health Management System

Para obter o software de instalação do sistema CoPilot, contacte a filial portuguesa da Abbott Diabetes Care, visitando o site já disponível www.abbottdiabetescare.pt ou através do número 800 200 892.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.