Rui Rio, Cândido Barbosa, João Rolo e Katy Xiomara Pedalam Contra o Linfoma - Médicos de Portugal

A carregar...

Rui Rio, Cândido Barbosa, João Rolo e Katy Xiomara Pedalam Contra o Linfoma

15 Setembro, 2008 0

A cidade do Porto recebeu no passado Sábado, dia 13 de Setembro, cerca de 1.000 participantes na iniciativa “Pedalar Contra o Linfoma”, uma acção de sensibilização e alerta para este tipo de cancro que, apesar de menos conhecido pela população portuguesa, é diagnosticado todos os anos a 1700 pessoas. Neste pelotão solidário estiveram personalidades nacionais como o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio; o ciclista Cândido Barbosa (que apadrinhou a corrida), e os estilistas João Rolo e Katty Xiomara.

Este passeio foi organizado pela Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), em parceria com a Roche, no âmbito do Dia Mundial do Linfoma, que se assinala a 15 de Setembro, e todas as verbas recolhidas na corrida revertem para a APLL melhorar a qualidade de vida dos doentes onco-hematológicos, disponibilizar acompanhamento psicológico aos familiares dos doentes e para atribuir de um plafond mensal para a aquisição de mendicamentos a doentes carenciados.

Com Cândido Barbosa a conduzir o pelotão durante 10 Km’s, os participantes percorreram a Avenida da Boavista, Castelo do Queijo, Rotunda de S. Salvador, Avenida do Brasil/Montevideu, passando pelo Castelo da Foz e depois regressando ao ponto de partida, no Parque da Cidade.

Para João Salazar, Presidente da APLL, “esta foi uma aposta ganha. Pelo 4º ano consecutivo organizamos este passeio e felizmente a adesão das pessoas ultrapassou as nossas melhores expectativas. Hoje conseguimos reunir um enorme pelotão de ciclistas que vestiram a nossa camisola. É importante que durante todo o ano cada um de nós seja um ciclista desta causa, que alerte, informe e sensibilize para esta doença. A informação, juntamente com o diagnóstico precoce e os tratamentos adequados são a melhor forma de combater o linfoma”.

Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal do Porto, acompanhado pelos seus filhos, pedalou contra o linfoma junto a Cândido Barbosa e refere que foi “com orgulho que recebemos uma iniciativa como esta na cidade do Porto, que para além de alertar para a importância de uma doença tão grave como é o linfoma, ainda nos motiva a praticar desporto”.

Quem vestiu igualmente a camisola laranja foi António Alberto Rodrigues, Director Geral da Roche, o laboratório que mais investiga a nível mundial no tratamento do cancro, que lembrou que “como no ciclismo, o cancro pode ser apenas uma etapa na nossa vida, uma etapa difícil é certo, mas que podemos vencer”. António Alberto Rodrigues aproveitou a ocasião para efectuar o donativo de vinte mil euros à APLL, em nome da Roche, com o intuito de auxiliar os familiares e doentes de linfoma no combate à doença.

Já João Rolo, criador das t-shirts e sacos que dão imagem ao pelotão, refere “é uma experiência única percorrer as ruas da cidade do Porto por uma causa tão nobre, sabendo que estamos a alertar para uma doença que, embora pouco conhecida, afecta tantas pessoas”.

 

O que é um linfoma?

O linfoma é um cancro do sistema linfático. O sistema linfático faz parte do nosso sistema imunitário e participa na defesa do nosso organismo contra as infecções e outras doenças.

Páginas: 1 2 3 4

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.