Pais e filhos fazem nascer o “Jardim do Futuro” da Crioestaminal
A Crioestaminal plantou uma árvore por cada novo cliente e fez nascer o “Jardim do Futuro” no Parque Urbano de S. Mateus, em Cantanhede, no dia 11 de Julho, data em que celebrou o seu sexto aniversário.
Com este gesto, a Crioestaminal, empresa pioneira e líder na criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical no mercado ibérico, compromete-se a “proteger o futuro” e a contribuir numa perspectiva sustentável para as gerações futuras e para a valorização do ambiente, tão ameaçado por factores humanos.
Foi neste contexto que a empresa, no âmbito da sua política de responsabilidade social, lançou este ano o projecto “Semeie esta ideia”: por cada novo cliente, é plantada uma árvore no Parque Urbano de S. Mateus, em Cantanhede, semeando o “Jardim do Futuro”.
Para celebrar o sexto aniversário de forma ecológica, a Crioestaminal reuniu os seus clientes e colaboradores num piquenique no Biocant Park, em Cantanhede, local da sede da empresa, seguido de um passeio de bicicleta até ao Parque de S. Mateus, onde cada cliente plantou uma árvore e fez nascer o novo jardim. Pais e filhos juntaram esforços e semearam azevinhos, medronheiros e outras espécies autóctones, identificando com placas as “suas” árvores.
João Moura, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, fez questão de estar presente no nascimento deste espaço verde que considera ser “um jardim do futuro, mas também já um jardim do presente. Do presente porque nasce hoje e porque é um presente para o concelho de Cantanhede e para a natureza.” E acrescenta “a iniciativa da Crioestaminal constitui um bom exemplo das acções que, na concretização de uma efectiva política de responsabilidade social, as empresas podem e devem desenvolver em benefício da comunidade”.
No momento de iniciar a plantação das árvores, Raul Santos, administrador/director-geral da Crioestaminal, explicou que “a Crioestaminal quis levar mais longe a sua missão de ‘protecção do futuro’ e compromete-se, agora, a reflorestar esta área tão importante da nossa zona. É um pequeno gesto, mas se todas as empresas seguirem o exemplo nas suas áreas de fixação, teremos um futuro ambiental mais seguro”. E garantiu que “este jardim é o primeiro de muitos, pois a empresa pretende dar continuidade ao projecto “Semeie esta Ideia” e reflorestar outras zonas do concelho de Cantanhede”.
Pedro Guia, primeiro pai a fazer a criopreservação do sangue do cordão umbilical da filha, Leonor Guia, em 2003, considera que o projecto “Semeie esta Ideia” “é uma iniciativa inteligente e pertinente, pois sensibiliza os pais para importância para a importância da protecção do futuro do ambiente, e beneficia a população do concelho, pois está a criar-se um novo espaço verde e de lazer”. Mostrando-se muito satisfeito com esta acção, Pedro Guia afirma que enquanto pai “é bom saber que a Crioestaminal se preocupa em proteger o futuro individual de cada um dos nossos filhos, mas também o futuro colectivo”.
Sobre a Crioestaminal
Criada em 2003 por profissionais e empresas da área da saúde, a Crioestaminal é hoje uma referência sempre que se fala da criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical dos recém-nascidos. Como empresa pioneira nesta área e com uma posição líder no mercado ibérico, aposta na criação e diversificação de serviços e nos projectos de investigação e desenvolvimento.

