Menopausa em debate no Congresso Português de Ginecologia:
AFRONTAMENTOS, SUORES NOCTURNOS, ANSIEDADE SÃO ALGUNS DOS SINTOMAS A COMBATER
De 8 a 12 de Junho realiza-se o Congresso Português de Ginecologia. No âmbito deste encontro vai ser debatida a menopausa, fase de transição da vida da mulher que afectará cerca de 700 mil em 2005 e que tem repercussões de várias ordens na sua saúde.
A menopausa é frequentemente associada a uma degradação da qualidade de vida da mulher devido aos sintomas e às doenças que podem surgir na sequência das alterações hormonais que lhe estão subjacentes. Numa altura em que se assiste a um envelhecimento global da população, estima-se que actualmente as mulheres viverão cerca de um terço da sua vida em pós-menopausa o que acarreta riscos aumentados de doença a nível cardiovascular, ósseo e psíquico.
Assim, um dos objectivos deste congresso é promover o debate com vista a encontrar soluções para minimizar os sintomas tais como afrontamentos, insónias, ansiedade, depressão e perturbações do foro sexual habituais nas mulheres que estão nesta fase da vida.
Maria do Céu Santo, ginecologista e obstetra, alerta para as opções de terapêutica – “a menopausa não é uma doença mas uma nova fase da vida cada vez mais prolongada. A mulher pode escolher o modo de abordar a sua sintomatologia – ou através de uma terapêutica convencional ou por uma terapêutica à base de suplementos com fitoestrogénios, devendo em qualquer dos casos associar uma “revolução” positiva à sua vida, transformando a antevisão do deserto em oásis.”
Uma solução alternativa passa, pelo uso de fitoestrogénios cujas características permitem optimizar a minimização dos sintomas que afectam as mulheres quando se encontram na menopausa. É importante dar a conhecer estes fitoestrogénios ou isoflavonas, componentes da soja com uma acção semelhante mas mais suave que os estrogénios e que respeitam o equilíbrio hormonal da mulher, representando portanto, uma alternativa válida à terapêutica hormonal de substituição.
Contacto para esclarecimento sobre menopausa e opções terapêuticas: Drª Céu Santo, Ginecologista e Obstetra – 96 600 97 90
Para mais informações:
Grupo GCI – Pharmaedia
Alexandra Figueiredo – afigueiredo@grupogci.net
21 358 30 25 / 93 431 61 33
NULL
NULL
NULL
NULL
NULL