Especialistas debatem co-infecção HIV / Hepatites - Médicos de Portugal

A carregar...

Especialistas debatem co-infecção HIV / Hepatites

15 Abril, 2008 0

A Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica (SPDIMC) promove, no próximo dia 18 de Abril, em Torres Vedras, a 3ª Reunião sobre Co-Infecção VIH/ Hepatites.

Organizado pelo grupo de estudos da Co-Infecção VIH / Hepatites da SPDIMC, esta iniciativa tem como objectivo debater a relação existente entre os vírus da Hepatite B e C e o VIH, os tratamentos e os efeitos adversos das terapêuticas utilizadas.

Temas como a resistência dos vírus da Hepatite B e C, os processos de monitorização e os tratamentos das infecções estarão em debate e serão abordados através da apresentação de casos práticos.

Segundo a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida estima-se que quase 10% da população mundial seja portadora crónica de pelo menos um dos vírus hepáticos: 370 a 400 milhões para o vírus da hepatite B (VHB) e 170 milhões para o vírus da hepatite C (VHC).

Os vírus VHB e VHC partilham vias de transmissão similares com o VIH, o que explica a elevada frequência da chamada co-infecção. Calcula-se que 25 a 40% de portadores de VIH/SIDA estejam co-infectados com o vírus da hepatite C e 8% co-infectados com o vírus da hepatite B.

Esta iniciativa conta com o apoio exclusivo da Gilead, que vê esta troca de experiências como uma mais valia para a sua actividade. Por outro lado, a procura de soluções eficazes para doenças como a SIDA e as Hepatites Virais, continua a ser uma das prioridades da empresa.

Anexo: Programa da 3ª Reunião sobre Co-Infecção VIH/ Hepatites (Documento associado.pdf)

NULL

NULL

NULL

NULL

NULL

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.