Cardiopneumologistas portugueses reúnem-se para debater avanços científicos da área - Médicos de Portugal

A carregar...

Cardiopneumologistas portugueses reúnem-se para debater avanços científicos da área

16 Novembro, 2011 0

Cerca de 100 Cardiopneumologistas portugueses vão reunir-se em Tomar para debater os mais recentes avanços científicos no diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares. As IX Jornadas Temáticas do Núcleo de Estudos de Hemodinâmica, Electrofisiologia e Pacing (NEHEP) da Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas (APTEC), decorrem nos dias 18 e 19 de novembro no Hotel dos Templários.

Estas jornadas terão como principais temas o inovações em pacing cardíaco, o tratamento percutâneo de cardiopatia estrutural, abordagem terapêutica da fibrilhação auricular, a intervenção em doença coronária multi-vaso, novos avanços no tratamento da hipertensão arterial, patologias e procedimentos da área de intervenção da Cardiopneumologia que serão analisados nesta reunião científica.

Segundo Pedro Almeida, coordenador do NEHEP , “as tecnologias de diagnóstico e intervenção cardiovascular, são uma das áreas com maior desenvolvimento científico, tornando-se primordial a atualização de conhecimentos por parte dos cardiopneumologistas, para que o diagnostico e tratamento possa ser efectuado com cada vez maior qualidade e eficácia”.

O especialista mostra-se apreensivo perante os cortes orçamentais efetuados no setor da saúde, e refere que “as doenças cardiovasculares estão ligadas a estilos de vida e ao envelhecimento da população, pelo que temos registado uma tendência de crescimento do número de doentes a recorrer aos serviços de saúde devido a estas patologias. As terapêuticas das doenças cardiovasculares assentam em tecnologias altamente diferenciadas e, por isso, dispendiosas. No entanto consideramos que as opções clínicas não devem ser limitadas por motivos economicistas”.

Pedro Almeida acrescenta ainda que “a APTEC e nomeadamente o NEHEP receiam que cortes cegos no orçamento da saúde possam de alguma forma comprometer ou inviabilizar o tratamento dos doentes de acordo com as evidências das melhores práticas. A boa governação clínica, com correto direcionamento de fundos, passa pela aplicação de critérios rigorosos na selecção de terapêuticas adequadas à prestação de cuidados, com o máximo de eficácia e minoração do desperdício, para que os melhores cuidados possam chegar ao maior número possível de doentes”.

 

Sobre a Cardiopneumologia

Na área da Cardiologia de Intervenção, os Cardiopneumologistas desempenham um papel fulcral nos quatro pontos-chave da prestação de cuidados: a prevenção da doença e a promoção da saúde, o diagnóstico das patologias, a intervenção terapêutica e, o acompanhamento dos doentes ao longo da sua vida, seja no seu seguimento clínico seja na monitorização e optimização de dispositivos médicos implantáveis.

Na área Invasiva, estes profissionais de saúde abordam essencialmente a área de diagnóstico (estudos hemodinâmicos e angiográficos cardíacos) e intervenção cardiovascular (angioplastia coronária e intervenção em cardiopatia estrutural), sendo parte integrante das equipas dos Laboratórios de Intervenção Cardiovascular; e a área da arritmologia clínica, quer na sua vertente da eletrofisiologia cardíaca (diagnóstico e tratamento invasivo de arritmias cardíacas), quer na vertente de gestão do ritmo cardíaco através de dispositivos implantáveis (pacemaker, cardioversor-desfibrilhador implantável, etc.).

 

FAÇA O DOWNLOAD DO PROGRAMA (Documento associado.pdf)

Estas jornadas terão como principais temas o inovações em pacing cardíaco, o tratamento percutâneo de cardiopatia estrutural, abordagem terapêutica da fibrilhação auricular, a intervenção em doença coronária multi-vaso, novos avanços no tratamento da hipertensão arterial, patologias e procedimentos da área de intervenção da Cardiopneumologia que serão analisados nesta reunião científica.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.