Quando a visão se vai “apagando”
[Continua na página seguinte]
Devolver a visão
O tratamento pode ser médico (instilação de gotas), cirúrgico ou com laser. O seu objectivo é baixar a pressão ocular, de tal modo que o fluxo sanguíneo chegue mais facilmente ao nervo óptico. Os medicamentos actuam diminuindo a produção do humor aquoso ou facilitando a sua saída do globo ocular. A cirurgia procura criar novos e alternativos canais de drenagem.
E o laser procura facilitar o escoamento alargando o sistema existente. Todos têm a sua indicação, variando de pessoa para pessoa. É importante que o doente adira ao tratamento. Os medicamentos são altamente comparticipados, precisamente porque esta doença cega. Mesmo assim, calcula-se que um terço dos pacientes, mesmo devidamente informados, não faz a terapêutica com regularidade, porque não têm sintomas e, portanto, não sentem necessidade de o fazer.
Jornal do Centro de Saúde
www.jornaldocentrodesaude.pt
Páginas: 1 2

