Centro Hospitalar Lisboa Norte implementa Storage da EMC criando o maior Centro de Imagens da Europa
A EMC Portugal anuncia que foi a empresa seleccionada pelo Centro Hospitalar de Lisboa Norte, que contempla os Hospitais de Santa Maria e Hospital Pulido Valente, para realizar a implementação de uma nova infra-estrutura tecnológica, baseada nos sistemas de storage EMC Centera® e EMC Clariion®.
Com as soluções de storage da EMC o Centro Hospitalar Lisboa Norte cria o maior Centro de Imagens da Europa (PACS), um projecto com um custo total de 6 milhões de euros e que pretende abranger todos os hospitais do grupo Norte.
Os sistemas de armazenamento em rede EMC CLARiiON® foram desenhados para incorporar as mais recentes tecnologias de discos, conectividade, capacidade de processamento, provisionamento e segurança o que permite, neste momento, que exames como electrocardiogramas, ecografias passem a estar disponíveis em imagens reais, guardadas no mesmo sistema e com todo o histórico do utente. Já os sistemas EMC Centera® são soluções simples, acessíveis e seguras para arquivo de informação que permitem manter informações digitais inalteráveis e disponíveis on-line e com acesso rápido.
“Optámos pelas soluções de storage da EMC porque foi a empresa que demonstrou ser o parceiro tecnológico à altura para fazer a implementação certa no local certo,” afirma Paulo Derriça – Director do Serviço dos Sistemas de Informação do Centro Hospitalar Lisboa Norte. “Além disso, utilizamos as soluções da EMC por questões de segurança relacionadas com a implementação de hardware e também pela própria filosofia do hospital. A EMC foi o parceiro que nos deu mais confiança”.
O Centro Hospitalar gastava em média em películas 1 milhão de euros por ano, ao implementar as soluções de armazenamento da EMC reduziram-se os custos operacionais.
Melhor serviço ao utente e precisão da informação
Através do Centro de Imagens os benefícios para a classe médica e para os utentes são bem visíveis, os médicos deixam de ter de andar com as películas dos seus pacientes e têm acesso rápido à informação em qualquer ala do hospital, podendo ver qualquer exame com base na imagem original, algo que não acontecia antes.
Em termos de relatórios há menos erros, o doente não deixa os exames em casa, tem tudo no hospital e o médico tem maior acessibilidade ao sistema dentro do hospital do que se os exames fossem em papel. O novo sistema permite colocar comentários de voz, ou seja podem fazer um relatório ditado e o sistema reconhece.
“É muito gratificante para a EMC contribuir para que o Centro Hospitalar Lisboa Norte possa disponibilizar aos utentes um serviço mais rápido, eficaz e preciso, nomeadamente através de soluções de TI evoluídas e integradas com os processos clínicos. As nossas soluções são todas escaláveis e podem ser adaptadas às necessidades dos utilizadores com a ajuda do departamento de consultoria da EMC, sempre em estreita colaboração” afirma Daniel Castro Account Manager da EMC Portugal para o sector da Saúde.”As regras rígidas de confidencialidade de informação e de retenção de dados também são totalmente cumpridas pelas nossas soluções”, acrescenta.
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