150.000 homens portugueses sofrem de incontinência urinária - Médicos de Portugal

A carregar...

150.000 homens portugueses sofrem de incontinência urinária

13 Julho, 2009 0

A incontinência urinária masculina é um problema mais comum, entre os portugueses, do que se possa pensar. Apesar de os números apontarem como sendo a população feminina a mais afectada, seja por motivos anatómicos ou hormonais, como a menopausa, existem em Portugal 150 mil homens que sofrem desta patologia.

Sendo um assunto “tabu”, a maioria dos homens evita falar sobre esta questão, deixando que a patologia se desenvolva, o que leva a que muitos percam alguma qualidade de vida, vejam a sua auto-estima diminuída e passem por algumas limitações no seu dia-a-dia. Na opinião de Paulo Dinis, presidente da Associação Portuguesa de Neuro-Urologia e Uro-Ginecologia (APNUG), “a incontinência urinária é um icebergue em termos de saúde pública, onde só uma pequena ponta é visível para o Serviço Nacional de Saúde. Aflige 20% da população acima dos 40 anos e só cerca de 1/5 dos doentes que dela sofrem procuram o médico e têm o seu problema diagnosticado”.

Apesar de não existir uma ligação directa com a idade, a maioria dos homens só apresenta sinais de incontinência a partir dos 50 anos. Esta situação poderá ter a ver com o facto de ser nessa idade que surgem algumas patologias como a diabetes, a hipertrofia benigna da próstata, o cancro da próstata e Alzheimer ou Parkinson.

Quando a incontinência urinária apresenta perdas urinárias significativas, é sempre necessário o recurso a produtos absorventes de urina, como pensos, cuecas absorventes, bolsas ou fraldas, devolvendo, desta forma, a mobilidade e qualidade de vida aos homens que as usem.

A pensar nestas situações e desempenhando o seu papel activo no âmbito da responsabilidade social, a TENA ofereceu cerca de 9.000 amostras TENA for Men a várias Instituições, nomeadamente: Hospital Militar, Associação dos Doentes com Disfunção de Bexiga e Associação dos Doentes da Próstata.

Para Sílvia Figueiredo, Market Manager da TENA, “a incontinência urinária é uma doença que afecta uma larga percentagem de homens portugueses, prejudicando o seu dia-a-dia. Muitas das vezes e por ser um assunto tabu, acabam por não falar sobre o assunto, desconhecendo que existem soluções, como por exemplo o uso de protecções absorventes. Assim, a TENA não quis deixar de apoiar algumas instituições, cujos pacientes são na sua maioria homens”.

 

Sobre a TENA

A TENA é a marca líder de produtos para incontinência em Portugal e no mundo, da empresa SCA Hygiene Products, disponibilizando produtos que pretendem melhorar a qualidade de vida dos que sofrem do problema. Presente em Portugal desde 1986, a TENA disponibiliza um vasto leque de soluções que se aplicam desde a incontinência ligeira à grave.

MediaHealth® Portugal

www.mediahealthportugal.com

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.