Vacinómetro: Em 3 semanas 32,5% dos indivíduos dos grupos prioritários foram vacinados
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG), com o apoio da Sanofi Pasteur MSD, apresentam os resultados da segunda edição do Vacinómetro.
Trata-se de um projecto pioneiro em Portugal que permite monitorizar a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe sazonal, nos grupos prioritários, durante a época de vacinação 2010/2011.
Desde o início da época de vacinação, que arrancou este ano a 1 de Outubro, foram vacinados cerca de 32,5% dos indivíduos pertencentes aos grupos alvo prioritários.
Nos indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos registou-se uma taxa de vacinação de 37,7% e no grupo indivíduos portadores de doenças crónicas, a percentagem foi de 25,8%. Os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados registam uma percentagem de 20% de vacinados. De referir ainda que até ao momento não há registo de vacinação no grupo de mulheres grávidas (mais de 12 semanas de gestação).
Recorde-se que o projecto tem como objectivo sensibilizar a população para a necessidade da prevenção da gripe sazonal e contribuir para a motivação dos grupos de risco alvo de recomendação, em se vacinarem, de forma a atingir a meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde que é de 75% de cobertura vacinal, junto da população acima dos 65 anos.
É ainda de salientar que os resultados divulgados pelo INSA, no Relatório de Julho de 2010, vêm confirmar a credibilidade e fiabilidade dos números, uma vez que os valores apresentados no Vacinómetro em 2009 foram muito próximos dos dados oficiais, registando uma margem de erro muito reduzida. A título de exemplo, a taxa de cobertura para indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos foi de 52,2% (INSA), um número muito próximo da taxa avaliada na primeira edição do Vacinómetro de 58,6%.
A iniciativa conjunta da SPP e da APMCG vai decorrer durante 3 meses onde vão ser monitorizadas cerca de 200 pessoas, representativas da população portuguesa.
Os próximos resultados serão divulgados nas seguintes datas: 27 de Outubro; 3 e 17 de Novembro; 2, 15 e 29 de Dezembro.
Lift Consulting
www.lift.com.pt

