Rastreio Visual na Criança
O olho é um órgão que está intimamente ligado ao cérebro. A visão é um fenómeno complexo que necessita de olhos íntegros e vias ópticas e cerebrais saudáveis.
O sistema visual de um recém nascido é diferente do adulto. O seu desenvolvimento é um processo de maturação neurológico bastante complexo, ocorrendo por norma de uma forma relativamente rápida e influenciado por diversos factores, como as informações visual e táctil e a mobilidade da criança.
Neste processo de maturação, ocorrem alterações estruturais a nível ocular e Sistema Nervoso Central e qualquer erro ou atraso, pode acarretar alterações transitórias ou mesmo definitivas da visão.
A não identificação precoce de deficiências, não só diminui a resposta ao tratamento, como pode afectar a capacidade de aprendizagem, personalidade e desenvolvimento escolar.
Desenvolvimento da Visão
:: Recém- nascido: preferem fixar objectos próximos, com especial atracção para rosto e objectos grandes, coloridos e brilhantes, ou que apresentem bom contraste e se movimentem.
:: 3 meses: já são capazes de fixar objectos parados e segui-los, quando em movimento.
:: 3- 6 meses: a acuidade visual encontra-se mais desenvolvida, permitindo observar objectos mais pequenos, bem como focá-los em locais próximos e distantes. Têm alguma percepção de profundidade.
:: 6 meses: os olhos já estão alinhados com boa visão tridimencional (binocularidade). A visão de distância e percepcão de profundidade estão mais aperfeiçoadas.
:: 1 ano: A maturação está mais desenvolvida e existe coordenação dos olhos com as mãos e corpo.
:: 2-3 anos: fase importante da maturação para o desenvolvimento da visão binocular (tridimensional), uma vez que é por volta dos 3 anos que termina a sua formação.
O pediatra, embora não sendo especialista na área, vai observando regularmente o comportamento visual da criança desde o seu nascimento, referenciando-o ao médico oftalmologista, caso existam sinais ou factores de risco.
Sinais e Factores de Risco
:: Recém nascido: prematuridade e baixo peso ou exposição prolongada ao oxigénio, história familiar de doenças oculares, doenças multissistémicas ou malformações, traumatismo ocular, pupilas brancas, lacrimejo persistente e infecções de repetição.
:: Até aos 3 meses: não fixar ou seguir objectos.
:: Até aos 6 meses: o não alinhamento dos olhos (“olhos tortos”).
:: 3-4 anos: todas as crianças devem ser observadas pelo médico oftalmologista de forma a avaliar a acuidade visual e restantes funções oculares, para que não existam deficiências que comprometam o desenvolvimento da criança.
:: 5- 6 anos: na idade pré-escolar e de 2 em 2 anos, exceptuando quando necessitam de óculos ou lhe é detectada outra anomalia cujas reavaliações devem ser feitas de acordo com o recomendado pelo oftalmologista assistente.
Patologias mais frequentes na Criança
1. Falso estrabismo
Algumas crianças parecem ter os olhos “tortos” embora estejam alinhados. Este facto deve-se à presença de uma ponte nasal mais larga ou ao excesso de pele entre o nariz e a parte interna do olho. Na maioria dos casos desaparece com o crescimento. No entanto, o médico oftalmologista deve confirmar o diagnóstico.
2. Estrabismo (“olho torto”)
É um defeito no alinhamento dos olhos, que deixam de o estar simultaneamente.Enquanto um fixa em frente o outro desvia-se para dentro ou para fora, para cima ou para baixo. Quando um olho desalinha, provoca uma alteração sensorial que impede o desenvolvimento normal da visão, originando sequelas sensoriais graves, como a ambliopia (baixa de visão do olho desviado) e supressão (perda de visão simultânea). A criança estrábica pode ter um desenvolvimento e uma vida perfeitamente normais, apesar de não ter a visão binocular. O problema é que há trabalhos que necessitam de uma visão de conjunto e de relevo que não é possível realizar em visão monocular.
O estrabismo pode ter, ou não, causas conhecidas como a predisposição familiar (há uma incidência muito grande). A outra causa frequente é a hipermetropia elevada, defeito/vício de refracção, que faz com que a imagem do objecto que se fixa pareça desfocado.

