Hospital de Évora realiza milésimo implante de pacemaker
A primeira cirurgia foi realizada em 2004 – ano em que a unidade de pacing foi inaugurada no Hospital do Espírito Santo – e desde essa altura já foram tratados mil doentes com arritmia cardíaca, oriundos da região do Alentejo.
De acordo com Pedro Dionísio, médico cardiologista do HESE-EPE, “ao longo destes 6 anos, o hospital tem apostado na aplicação de novas tecnologias na área cardíaca, como pacemakers de segunda geração compatíveis com ressonância magnética. Pretendemos continuar a fazer desta unidade de pacing um centro de referência no Alentejo, ao disponibilizar aos pacientes as técnicas mais avançadas no tratamento das arritmias cardíacas.”
Entre os dias 18 e 19 de Novembro, realizam-se as VIII Jornadas de Cardiologia de Évora, no Convento do Espinheiro, e promovidas pelo HESE-EPE.
Direccionadas a todos os profissionais de saúde interessados em actualizar conhecimentos na área da cardiologia, as Jornadas pretendem estimular a troca de conhecimentos sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares. O programa vai incidir sobre vários temas, nomeadamente os síndromes coronários agudos, a prevenção da morte súbita, o tratamento da fibrilhação auricular, a insuficiência cardíaca, a hipertensão arterial, a diabetes e as inovações sobre anti-coagulação e anti-agregação plaquetária.