X
    Categories: EspecialidadesInformaçõesSaúde Oral

Aparelhos ortodônticos » O longo caminho para o «sorriso perfeito»

É cada vez mais frequente encontrar-se crianças, jovens e até adultos com aparelhos nos dentes.
O seu uso é ditado por razões que estão para além da estética. Com efeito, o posicionamento dentário e/ou a sua implantação óssea são responsáveis por deficiências mais ou menos graves com consequências a vários níveis.

As Dr.as Teresa Sobral Costa e Silvana Ghilardi Teles, médicas dentistas de prática exclusiva em Ortodontia, esclarecem quais as razões e importância do uso de aparelhos ortodônticos.

Teresa Costa explica que as razões que condicionam o uso de aparelhos dentários são várias:

«Vão desde os problemas de desequilíbrio em termos de oclusão e articulação, passando pela discrepância dentomaxilar verificada quando se tem uma base óssea grande e dentes muito pequenos ou vice-
-versa, discrepância dentodentária, em que até não existe uma correspondência entre o tamanho dos dentes nas duas arcadas, até casos de gestão de espaços para posterior reabilitação, com implantes ou não».

A médica refere, ainda, que «a fonética, a mastigação e os traumas, os dentes apinhados, a mordida cruzada e os pro­blemas esqueléticos são as várias irregularidades do aparelho mastigatório, que a Ortodontia, aliada a outras especialidades, previne e corrige.»

Silvana Teles acrescenta «que é vulgar encontrarem-se pessoas com problemas fonéticos devido à presença de hábitos parafuncionais, como, por exemplo, a interposição lingual ou o chuchar dos dedos, que provocam um desequilíbrio na harmonia dentofacial que é possível corrigir».

As duas especialistas salientam também que «o uso de aparelho ortodôntico é, assim, um tratamento para corrigir alte­rações a vários níveis e que visa me­lhorar a função e estética do paciente, apesar de, na maioria das vezes, este procurar o tratamento ortodôntico por razões estéticas. Mas o profissional precisa de chegar a um ponto de equilíbrio, de forma a corres­ponder às expectativas do paciente».

As Dr.as Teresa Sobral Costa e Silvana Ghilardi Teles, médicas dentistas de prática exclusiva em Ortodontia, esclarecem quais as razões e importância do uso de aparelhos ortodônticos.

Teresa Costa explica que as razões que condicionam o uso de aparelhos dentários são várias:

«Vão desde os problemas de desequilíbrio em termos de oclusão e articulação, passando pela discrepância dentomaxilar verificada quando se tem uma base óssea grande e dentes muito pequenos ou vice-
-versa, discrepância dentodentária, em que até não existe uma correspondência entre o tamanho dos dentes nas duas arcadas, até casos de gestão de espaços para posterior reabilitação, com implantes ou não».

A médica refere, ainda, que «a fonética, a mastigação e os traumas, os dentes apinhados, a mordida cruzada e os pro­blemas esqueléticos são as várias irregularidades do aparelho mastigatório, que a Ortodontia, aliada a outras especialidades, previne e corrige.»

Silvana Teles acrescenta «que é vulgar encontrarem-se pessoas com problemas fonéticos devido à presença de hábitos parafuncionais, como, por exemplo, a interposição lingual ou o chuchar dos dedos, que provocam um desequilíbrio na harmonia dentofacial que é possível corrigir».

As duas especialistas salientam também que «o uso de aparelho ortodôntico é, assim, um tratamento para corrigir alte­rações a vários níveis e que visa me­lhorar a função e estética do paciente, apesar de, na maioria das vezes, este procurar o tratamento ortodôntico por razões estéticas. Mas o profissional precisa de chegar a um ponto de equilíbrio, de forma a corres­ponder às expectativas do paciente».

Laura Regina Portela

Medicina & Saúde®

www.jasfarma.pt

admin: