Excelência em Epilepsia premiada - Médicos de Portugal

A carregar...

Excelência em Epilepsia premiada

29 Setembro, 2008 0

IBE e UCB lançam novo Prémio de Jornalismo que visa promover um melhor entendimento da epilepsia em todo o mundo

O Instituto Internacional para a Epilepsia (IBE), em parceria com a UCB, acaba de lançar um novo galardão para os profissionais dos media.

Trata-se do Prémio de Jornalismo ‘Excelência em Epilepsia’ e destina-se a jornalistas de todo o mundo, incluindo Portugal, que pretendam apresentar estimulantes, informadas e relevantes notícias, artigos de fundo ou reportagens que tenham desenvolvido para os meios onde trabalham. O Prémio faz parte de uma iniciativa global destinada a aumentar o conhecimento e a compreensão de uma patologia que afecta 50 milhões de pessoas (em Portugal cerca de 50 mil indivíduos) mas que hoje ainda se mantém mal interpretada.

Para Susanne Lund, Presidente do IBE, “O IBE tem por objectivo criar um mundo no qual medo e insegurança sobre a epilepsia sejam substituídos pela compreensão e carinho. Este objectivo só poderá ser atingido aumentando o conhecimento sobre a epilepsia – e esta é uma necessidade premente. Para a mesma responsável, “os media têm um papel importante desafiando estereótipos e partilhando informação correcta sobre a epilepsia com os seus públicos-alvo. Acredito que o Prémio de Jornalismo “Excelência na Epilepsia” é um passo importante para encorajar os media a comunicar conhecimento, informação e experiências reais de pessoas com epilepsia um pouco por todo o mundo. Através deste prémio, poderemos combater o medo e a ignorância sobre a epilepsia e melhorar a vida daqueles que sofrem com esta patologia.”

O Prémio ‘Excelência em Epilepsia’ está aberto às candidaturas de jornalistas da imprensa generalista ou especializada de todos os cantos do mundo. As inscrições podem ser submetidas de meios impressos, online, TV e rádio, e serão avaliados por um painel independente composto por especialistas de meios de comunicação social e pessoas com experiência em epilepsia. Este painel irá analisar os respectivos trabalhos em busca de histórias sobre a doença elaboradas de forma responsável, bem informadas, originais e estimulantes.

Segundo David Josephs, membro do júri do Prémio de Jornalismo e pai de uma criança com epilepsia, Dominic, “a doença é complicada e, ao mesmo tempo, uma condição comum que afecta pessoas de forma diferente. A nossa família agradece esta iniciativa com a qual poderá ser possível colocar a epilepsia na agenda mediática, através da partilha de informação sobre a patologia. Espero que com este prémio, histórias sobre a epilepsia e experiências de pessoas como o Dominic recebam a atenção merecida. Ao aumentar os níveis de conhecimento e a compreensão sobre a epilepsia, também estamos a aumentar a esperança daqueles que vivem com esta doença”.
O prémio está dividido em três categorias; meios médicos, impressos e online, meios generalistas impressos e online e tv e rádio numa categoria final. O prazo final para entrega dos trabalhos é o dia 30 de Junho de 2009.

Todos os jornalistas que queiram participar, poderão fazê-lo de forma directa, através do envio dos respectivos trabalhos, ou por intermédio da nomeação de um colega. O prémio final será de €4,000 em cheques viagem para cada uma das categorias.

Páginas: 1 2 3 4

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.