Diarreia – Quando o organismo se queixa…
Um dos frequentes problemas de saúde gastrointestinal é a diarreia. Se as idas diárias à casa de banho começarem a aumentar, e se verificar a presença de fezes moles, então pode estar com diarreia.
A diarreia é um sinal de que algo não está bem no nosso organismo. E o que é que a pode causar? Podem ser diversas as causas, e a maioria está relacionada com o que se ingere: intoxicação alimentar, consumo de água contaminada, alteração súbita da dieta alimentar, infecção por vírus, bactérias ou parasitas, alergias ou a toma de alguma medicação (como antibióticos, por exemplo).
Num episódio destes, existe uma perda acentuada de água e sais minerais, que pode conduzir à desidratação. Ingira muito líquidos para evitar ficar desidratado, é importante que a quantidade de líquidos ingeridos seja igual ou superior à quantidade de líquidos perdidos.
Para além disso, deve ter também alguns cuidados com a alimentação. É aconselhável comer alimentos sólidos e secos, bananas, carnes brancas e alimentos ricos em amido (arroz, batata) que auxiliam na redução do distúrbio.
TRATAMENTO
É importante perceber qual a origem da diarreia, para a poder tratar com mais eficácia. Não se devem tomar produtos que parem a diarreia por reduzir a motilidade intestinal, mas sim aqueles que aprisionem as substâncias causadoras e as arrastem para fora do organismo. Isto é muito importante porque se a diarreia for de origem bacteriana, ao parar a motilidade intestinal, para a diarreia mas prossegue a propagação da infeção o que pode ser muito perigoso.
Produtos que reequilibram a flora intestinal são também aconselhados, bem como aqueles que forneçam os electrólitos perdidos.
4 CONSELHOS PARA EVITAR A DIARREIA
›› Lavar as mãos com frequência, sobretudo após as idas à casa de banho e antes de comer
›› Evitar a ingestão de águas não tratadas
›› Não comer vegetais ou frutas cruas com casca sem estarem devidamente lavadas
›› Em países subdesenvolvidos, evitar o consumo de alimentos crus, carne mal passada e lacticínios. Só deve ser consumida água mineral
A diarreia é um sinal de que algo não está bem no nosso organismo. E o que é que a pode causar? Podem ser diversas as causas, e a maioria está relacionada com o que se ingere: intoxicação alimentar, consumo de água contaminada, alteração súbita da dieta alimentar, infecção por vírus, bactérias ou parasitas, alergias ou a toma de alguma medicação (como antibióticos, por exemplo).
Num episódio destes, existe uma perda acentuada de água e sais minerais, que pode conduzir à desidratação. Ingira muito líquidos para evitar ficar desidratado, é importante que a quantidade de líquidos ingeridos seja igual ou superior à quantidade de líquidos perdidos.
Para além disso, deve ter também alguns cuidados com a alimentação. É aconselhável comer alimentos sólidos e secos, bananas, carnes brancas e alimentos ricos em amido (arroz, batata) que auxiliam na redução do distúrbio.
TRATAMENTO
É importante perceber qual a origem da diarreia, para a poder tratar com mais eficácia. Não se devem tomar produtos que parem a diarreia por reduzir a motilidade intestinal, mas sim aqueles que aprisionem as substâncias causadoras e as arrastem para fora do organismo. Isto é muito importante porque se a diarreia for de origem bacteriana, ao parar a motilidade intestinal, para a diarreia mas prossegue a propagação da infeção o que pode ser muito perigoso.
Produtos que reequilibram a flora intestinal são também aconselhados, bem como aqueles que forneçam os electrólitos perdidos.
4 CONSELHOS PARA EVITAR A DIARREIA
›› Lavar as mãos com frequência, sobretudo após as idas à casa de banho e antes de comer
›› Evitar a ingestão de águas não tratadas
›› Não comer vegetais ou frutas cruas com casca sem estarem devidamente lavadas
›› Em países subdesenvolvidos, evitar o consumo de alimentos crus, carne mal passada e lacticínios. Só deve ser consumida água mineral
Páginas: 1 2

