O teste de Apgar: Primeiros minutos de vida - Página 2 de 2 - Médicos de Portugal

A carregar...

O teste de Apgar: Primeiros minutos de vida

4 Setembro, 2014 0

 

Outras avaliações

Como já referido anteriormente, o teste de Apgar serve para avaliar o estado de saúde geral do bebé nos minutos seguintes ao nascimento, pelo que não invalida outras observações como por exemplo a do umbigo. O médico também avalia a capacidade de audição com um aparelho específico. O peso é igualmente tido em conta, sendo que nos primeiros dias de vida pode ocorrer perda de peso mas que é recuperado ao fim de algum tempo a alimentar-se regularmente. O médico faz ainda a medição da cabeça e dias depois do nascimento é feito o teste do pezinho, que consiste numa análise ao sangue do bebé para detectar eventuais problemas metabólicos ou hormonais.

 

A importância dos cuidados

A qualidade dos cuidados médicos é determinante para um resultado satisfatório no teste de Apgar. Ao longo da gravidez, durante o parto e após o nascimento.

Antes do parto são fundamentais na medida em que permitem o desenvolvimento do feto nas melhores condições. Durante e após o parto, a qualidade dos cuidados é garantia de que eventuais irregularidades ou anomalias são detectadas e corrigidas atempadamente.

 

APGAR

Este índice foi baptizado com o nome da médica que o concebeu, mas na língua inglesa constitui também um acrónimo, o que significa que cada uma das suas letras corresponde a um dos factores que é avaliado. Assim: A – Activity (actividade, tónus muscular) P – Pulse (pulso, frequência cardíaca) G – Grimace (irritabilidade reflexa) A – Appearance (aparência, coloração da pele) R – Respiration (respiração)

FARMÁCIA SAÚDE – ANF

www.anf.pt

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.