O teste de Apgar: Primeiros minutos de vida - Médicos de Portugal

A carregar...

O teste de Apgar: Primeiros minutos de vida

4 Setembro, 2014 0

Os sinais vitais do bebé são avaliados logo após o nascimento e verificados cinco minutos depois. A esta avaliação, feita por um médico, dá-se o nome de teste de Apgar.

Frequência cardíaca, respiração, tónus muscular, reflexos e cor da pele são os sinais vitais avaliados num recém-nascido. A este procedimento rotineiro e indolor, feito um minuto após o nascimento e repetido cinco minutos depois, dá-se o nome de teste de Apgar. Criado pela médica norte-americana Virginia Apgar, na década de 50, trata-se de um método simples e eficiente para verificar o estado de saúde do bebé e, sobretudo, avaliar se necessita de assistência médica específica.

 

5 sinais vitais

Cada um dos cinco sinais é avaliado isoladamente, sendo depois definido um valor global, entre zero e dez. Em algumas situações, a pontuação atribuída na primeira avaliação pode ser diferente da segunda avaliação, 5 minutos mais tarde. Se o resultado geral do teste estiver entre sete e dez significa que o bebé se encontra bem de saúde. Se a classificação se situar abaixo dos sete valores, é indicativo de que o bebé poderá necessitar de cuidados médicos específicos.

A realização do teste ajuda a detectar eventuais problemas respiratórios ou cardíacos e, como tal, permite um tratamento precoce.

Quando a primeira avaliação é baixa, os pais podem ficar preocupados. Contudo, um índice baixo ao primeiro minuto não deve ser encarado automaticamente como sinal de que o bebé não é saudável.

Pode indicar apenas que o bebé precisa de alguns cuidados imediatos, como aspiração das vias respiratórias ou administração de oxigénio, de modo a poder respirar melhor.

 

Cada bebé com o seu ritmo

Além disso, é preciso não esquecer que há bebés que requerem mais tempo para se ajustarem à vida fora do útero materno, o que pode ajudar a explicar um valor inicial mais baixo.

Um resultado baixo ao primeiro minuto é também comum em bebés nascidos de uma gravidez de alto risco, nascidos por cesariana ou num parto prolongado e complicado. Alguns prematuros podem apresentar igualmente resultados inferiores ao normal, especialmente, os que possuem menos tónus muscular do que os bebés nascidos de uma gravidez a termo. Nestes casos, pode ser necessária uma monitorização extra do prematuro e eventual respiração assistida devido à imaturidade dos pulmões.

[Continua na página seguinte]

Não é um prognóstico

O teste de Apgar não serve para verificar se o bebé poderá ter problemas de saúde no futuro. É imediato, válido apenas para os primeiros minutos de vida.

Assim, a frequência cardíaca é avaliada consoante os batimentos por minuto; a respiração verifica-se através do choro, se é fraco ou vigoroso; quanto ao tónus muscular, o médico verifica a flexibilidade das pernas e a movimentação; o reflexo tem em conta a resposta a uma estimulação específica: se faz caretas, tosse ou espirra durante a estimulação; por fim, a cor da pele é avaliada, sendo que pode ser caracterizada como rosada, azulada nas extremidades ou pálida.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.