Mais de 500 médicos esclarecidos sobre Aneurisma da Aorta Abdominal - Médicos de Portugal

A carregar...

Mais de 500 médicos esclarecidos sobre Aneurisma da Aorta Abdominal

27 Novembro, 2011 0

Dois anos depois do arranque da campanha AORTA É VIDA, mais de 50 centros de saúde foram sensibilizados sobre os Aneurismas da Aorta Abdominal e, só no mês de Novembro, 100 médicos assistiram a estas sessões

Desde o início de Novembro – mês de sensibilização para o Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) -, mais de 100 médicos de clínica geral e familiar, de Norte a Sul do País, estão mais esclarecidos sobre a detecção precoce e formas de tratamento desta patologia.

Sob o mote 30 dias, 31 acções, a campanha AORTA É VIDA, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular (SPCCTV), com o apoio da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG), tem realizado formações clínicas sobre esta doença grave e silenciosa nos Centros de Saúde, com o objectivo de alertar e consciencializar a população médica para o AAA.

Barcelos, Caldas da Rainha, Lisboa, Matosinhos, Paredes e Valongo são os concelhos que receberam a campanha AORTA É VIDA este mês. Esta iniciativa começou em Outubro de 2009, com uma formação clínica experimental no Centro de Saúde de Sete Rios e, dado o sucesso da campanha e o número de solicitações, existem já sessões clínicas agendadas para 2012.

“Dois anos depois do arranque da campanha AORTA É VIDA, o balanço é muito positivo: mais de 50 centros de saúde foram sensibilizados para os AAA e mais de 500 médicos estão agora mais esclarecidos sobre esta patologia”, refere o Dr. João Albuquerque e Castro, Coordenador Nacional da campanha AORTA É VIDA.E acrescenta: “temos tido uma óptima recepção por parte dos médicos e enfermeiros, que além de mostrarem proactividade no pedido de realização da formação clínica no seu Centro de Saúde, colocam perguntas pertinentes e compreendem a importância do diagnóstico precoce desta doença”.

As formações clínicas são dirigidas à classe médica e pretendem esclarecer quanto aos factores de risco para o desenvolvimento de um aneurisma da aorta abdominal, assim como informar sobre as guidelines e procedimentos a tomar consoante as dimensões da dilatação, os meios de diagnóstico e as formas de tratamento disponíveis.

O aneurisma da aorta abdominal é uma doença grave que, frequentemente não apresenta quaisquer sintomas. Trata-se de uma dilatação lenta e progressiva da aorta, a maior artéria do organismo que, quando rompe, origina uma perda de sangue muito grave que pode resultar em morte súbita. Estima-se que, na Europa, 80 milhões de pessoas com mais de 65 anos, estejam em risco de desenvolver um aneurisma da aorta abdominal.

A campanha AORTA É VIDA, é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular (SPCCTV), com o apoio da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG), com o objectivo de alertar e consciencializar a população portuguesa para o aneurisma da aorta abdominal, divulgando os principais factores de risco, de forma a aumentar o número de diagnósticos precoces e evitar o número de mortes por ruptura desta artéria.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.