Prevenção do cancro do cólon - Página 2 de 2 - Médicos de Portugal

A carregar...

Prevenção do cancro do cólon

23 Fevereiro, 2017 0
prevencao_cancro_colon-1200x400.jpg

Peça-os ao seu médico.

Os sintomas mais frequentes, quando presentes, são a perda de sangue e alterações do funcionamento intestinal (diarreia e/ou obstipação).

Como pode ser detectado?

  • Métodos de detecção:
  • Pesquisa de sangue oculto nas fezes;
  • Sigmosdoscopia flexível;
  • Colonoscopia.

Como se trata?

O tratamento curativo é, quase sempre, cirúrgico. Pode ser necessário complementar a operação cirúrgica com radioterapia ou quimioterapia. O tratamento é eficaz na imensa maioria dos casos, desde que o cancro seja detectado e tratado numa fase inicial.

Como pode ser prevenido?

A prevenção do cancro do cólon pode ser eficiente. Uma medida importante é a remoção dos pólipos benignos, através de um exame designado colonoscopia, que analisa, em simultâneo e com detalhe, toda a mucosa do recto e cólon. Esta estratégia tem levado à detecção de um número muito significativo de casos em fase inicial ou em fase pré-maligna. Também uma dieta adequada, rica em fibras, de que é exemplo a nossa “dieta mediterrânica”, desempenha um papel importante na prevenção do cancro.

Importante

É muito importante que procure a ajuda do seu médico sempre que note o aparecimento de alterações ao seu funcionamento intestinal normal, ou outros sintomas relacionados com o intestino.

FALE COM O SEU MÉDICO!

 

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.