Hepatites virais - Médicos de Portugal

A carregar...

Hepatites virais

7 Dezembro, 2011 0

As hepatites virais são infecções do fígado causadas por vírus. Existem outras hepatites provocadas por bactérias, por tóxicos e por medicamentos. Este folheto refere-se às principais hepatites causadas por vírus.

As hepatites virais podem ser agudas ou crónicas. A maior parte das hepatites agudas curam-se, no entanto, algumas podem evoluir para hepatite crónica. Chama-se crónica à hepatite que não cura ao fim de 6 meses.

A hepatite crónica pode dar origem a cirrose e, mais raramente, a cancro do fígado. As hepatites virais podem não causar qualquer sintoma, podem originar queixas semelhantes às da gripe, ou então causar cor amarelada dos olhos e da pele (icterícia), urina escura cor do vinho do Porto, falta de apetite, náuseas, vómitos, cansaço…

A maior parte das pessoas com hepatite crónica nunca teve qualquer sintoma, mas é possível saber se se tem hepatite, através de análises ao sangue. Não existe tratamento específico para a maioria das hepatites virais agudas, mas existe tratamento para as hepatites virais crónicas. As hepatites virais podem afectar qualquer ser humano, independentemente da idade, do sexo, da raça e do estrato sócio-económico. As hepatites virais são doenças frequentes, mas é possível a sua prevenção. Hepatite A O vírus da hepatite A só provoca hepatite aguda, e quase todos os doentes se curam.

Uma vez curada a infecção, o fígado regenera totalmente. Raramente a hepatite A aguda pode ter uma evolução muito grave (hepatite fulminante). » Como se pode ficar infectado pelo vírus da hepatite A? A infecção pelo vírus da hepatite A faz-se pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Os vírus são eliminados nas fezes dos doentes, o que toma o contágio fácil dentro da família ou nas instituições onde o contacto entre as pessoas é próximo (infantários, escolas, quartéis…)

As viagens a países menos desenvolvidos aumentam o risco de contrair a doença, tomando fundamentais as medidas de prevenção. » Como prevenir a hepatite A ? – lavar as mãos após ir à casa de banho, antes da preparação dos alimentos e antes das refeições. Beber água tratada, lavar as frutas e os vegetais; – vacina: existe uma vacina contra o vírus da hepatite A que é muito eficaz na prevenção da doença, e é recomendada nalgumas situações.

[Continua na página seguinte]

Hepatite B O vírus da hepatite B pode causar hepatite aguda que muitas vezes se cura, mas pode também evoluir para hepatite crónica.

 

» Como se pode ficar infectado pelo vírus da hepatite B?

A transmissão do vírus da hepatite B faz-se principalmente através do sangue de uma pessoa infectada. Os modos principais de transmissão são: – as relações sexuais sem preservativo; – a gravidez de uma mãe infectada para o seu filho; – a partilha de agulhas, seringas ou material utilizado na preparação de drogas e que esteja infectado; – as tatuagens, ” piercings “, acupunctura, perfuração das orelhas realizados com material não esterilizado; – a partilha de objectos de uso pessoal: escovas de dentes, lâminas de barbear ou outros que possam estar contaminados com sangue. A hepatite B não se transmite pela convivência social, apertos de mão, abraços, beijos, utilização de pratos ou talheres de pessoas infectadas.

Páginas: 1 2 3 4

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.