Diga adeus aos piolhos! - Médicos de Portugal

A carregar...

Diga adeus aos piolhos!

21 Julho, 2014 0

Já todos nos confrontámos com a existência de piolhos na cabeça de alguém que nos é querido: filhos, sobrinhos, amigos ou até na nossa própria cabeça; e sabemos o quanto estes pequenos parasitas são indesejáveis.

Qualquer pessoa pode ter piolhos e, ao contrário do que se pensa, a sua infestação não está relacionada com falta de higiene, muito pelo contrário: os piolhos têm maior apetência por cabelos lavados.

No entanto, é sobretudo na infância que os piolhos surgem e as crianças são o alvo mais fácil para se propagar a infestação. Os piolhos não nadam nem voam e o contágio é feito por contacto direto de cabeça para cabeça ou através da partilha de objetos pessoais (chapéus, gorros, fitas e acessórios de cabelo, capacetes de ciclismo…) . É por isso que os infantários e as escolas primárias são o local ideal para a disseminação dos piolhos, uma vez que as crianças mais pequenas tendem a estar em contacto próximo umas com as outras, nas suas brincadeiras.

Em qualquer altura, a escola do seu filho pode ter algumas crianças infestadas com piolhos, por isso é fundamental saber como agir.

Como prevenir a propagação?

Os pais devem regularmente verificar o cabelo das suas crianças, para detetar piolhos, o que ajuda a manter a restante família livre de infestações. Existem algumas medidas que pode tomar: aconselhe as crianças a não partilhar roupa como chapéus ou gorros com os amigos; nas piscinas, elas devem usar touca; e se tiverem cabelo comprido, apanhe-o ou entrance-o.

No caso de existir informação de infestação na escola e caso o seu filho não tenha sido ainda contaminado, deve procurar no mercado as soluções existentes para prevenir a infestação.

4 VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE PIOLHOS

›› Primeiro penteie o cabelo, seco, para não ficar entrelaçado, e verifique o cabelo mecha a mecha (raízes, atrás das orelhas e nuca)

›› Limpe o pente após cada passagem para evitar reinfestações

›› Se encontrou piolhos vivos, existem no mercado produtos eficazes para tratar a sua criança. Como os piolhos se reproduzem rapidamente, o tratamento deve ser feito de imediato.

›› É fundamental informar a escola, não se esqueça de o fazer, e desinfetar o ambiente, bem como lavar a roupa de cama e objetos pessoais (cachecóis, gorros…) a 60°C.

FARMÁCIA SAÚDE – ANF

www.anf.pt

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.