Vitaminas e Suplementos - Médicos de Portugal

A carregar...

Vitaminas e Suplementos

20 Outubro, 2014 0

É tempo de entrar outra vez num ritmo de vida acelerado e, por vezes, uma alimentação rica e variada é posta de lado. É essencial, em qualquer fase da vida, obter os nutrientes necessários, tais como vitaminas, que contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Assim, seja através de uma alimentação diversificada ou de suplementos alimentares, é possível reforçar as nossas defesas naturais, de modo a prevenir e combater, de forma mais eficaz, inúmeras infeções, causadas quer por bactérias quer por vírus.

As vitaminas, para além de fundamentais para o crescimento e desenvolvimento, são também essenciais em inúmeros processos químicos que ocorrem no nosso organismo, contribuindo para um funcionamento normal dos vários órgãos e sistemas (por exemplo: sistema digestivo, sistema urinário, sistema cardiovascular, entre outros), conferindo equilíbrio e harmonia ao corpo humano. Uma vez que o organismo humano não consegue produzir a maioria destes nutrientes, é essencial ir buscá-los a fontes externas, como os alimentos.

No entanto, algumas situações podem aumentar as necessidades em determinadas vitaminas. São elas: uma alimentação desiquilibrada e pouco variada, o uso de determinados medicamentos, o período de gestação e lactação, grupos etários específicos (por exemplo: idosos) e determinadas doenças.

Para além destas situações, a suplementação com vitaminas pode revelar-se útil para o aumento da concentração e da energia e ainda na proteção contra toxinas provenientes da poluição e presentes em alguns produtos (por exemplo: o tabaco). Para aqueles que não conseguem suprir as suas necessidades nutricionais através da alimentação, muitas vezes é recomendada a suplementação, de forma a fornecer os nutrientes em falta na dieta.

Aqui entram diversos produtos existentes no mercado, com as mais variadas indicações, pelo que é indispensável que converse com o seu farmacêutico para assegurar a toma de vitaminas adequadas ao seu caso específico. É importante saber que há suplementos com indicações mais generalizadas e outros que são indicados para situações e grupos muito específicos, como é o caso de vitaminas para crianças ou para idosos. Aconselhe-se numa farmácia sobre o suplemento mais indicado para o seu caso.

CONTINUA NA PÁGINA SEGUINTE

PARA LÁ DE ADULTO

Quando se atingem os 50 anos de idade, requere-se uma maior atenção em relação à saúde e à proteção do organismo. É natural que haja um enfraquecimento dos ossos, do sistema digestivo, do sistema respiratório e a diminuição da capacidade de equilíbrio ou o desenvolvimento de vista cansada, no entanto, não está sozinho. Esta é, e será, uma luta de todas as pessoas do mundo.

Para que as suas necessidades sejam compensadas, a toma de suplementos alimentares pode ajudá-lo a proteger-se numa fase de maior fragilidade. Nesta altura da vida, é aconselhável prestar particular atenção à sua visão que, devido a fatores como a poluição e a intensa exposição ao sol, pode sofrer danos e ficar de alguma forma comprometida. Assim, pode recorrer à toma de suplementos alimentares com vitamina A, úteis para a manutenção de uma visão saudável. Para além da visão, os ossos são também motivo de preocupação. É também frequente que, com o avançar da idade, ocorra uma perda de massa óssea associada a um aumento da fragilidade da estrutura do osso. Neste contexto, as vitaminas D e K podem ser bons aliados, contribuindo para a manutenção de ossos saudáveis. Adicionalmente, pode também encontrar em suplementos alimentares, vitaminas que contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário (como a vitamina C, o selénio e o zinco).

VITAMINA EM PONTO PEQUENO

É também essencial garantir o bom funcionamento do organismo da sua criança. Para que tal aconteça, existem produtos específicos que contribuem para um desenvolvimento normal e saudável. Porque a sua criança está em crescimento, é fundamental que se dê uma especial atenção aos ossos.

A vitamina D permite a regulação dos níveis de cálcio e de fósforo no sangue, o que pode contribuir para esse reforço no desenvolvimento normal dos ossos nas crianças. Outra função extremamente importante é a cerebral. Neste contexto, o ferro tem um papel determinante, estando provado que contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças. É importante que se certifique de que os suplementos alimentares a administrar contêm as vitaminas e minerais que ajudam a complementar a alimentação diária do seu filho, sem, no entanto, ultrapassar as doses diárias recomendadas para cada um deles.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.