Tui Na (massagem chinesa) infantil - Médicos de Portugal

A carregar...

Tui Na (massagem chinesa) infantil

29 Abril, 2007 0

A Tui Na é, desde há cerca de 5000 anos, uma das componentes que integram a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) juntamente com a acupunctura e a fitoterapia.

A Tui Na infantil é uma especialidade inserida dentro dos parâmetros da massagem Tui Na, e pode ser utilizada desde o nascimento até aos 12 anos de idade.

É usada desde a Antiguidade e até aos dias de hoje, diariamente, nos hospitais chineses, como método de tratamento e prevenção.

A Tui Na infantil torna-se diferente das demais massagens, porque todos os meridianos estão localizados na mãozinha esquerda.

Cada dedinho corresponde a um órgão e dependendo da direcção de manipulação ou dependendo de cada caso, utiliza-se para tonificar, solidar e equilibrar a energia interior, e assim prevenir e tratar doenças, sem ser necessário recorrer a antibióticos, injecções e nem mesmo a Acupunctura.

Para conhecer a Tui Na infantil é necessário conhecer a filosofia da MTC.

Na Medicina Tradicional Chinesa, a teoria básica diz-nos que todos os órgãos estão interligados através dos meridianos, pois cada meridiano corresponde a um órgão, assim se existir algum problema num órgão, esse pode causar muitos problemas. No caso dos bebés os meridianos passam na mão esquerda.

A massagem nesses meridianos consegue equilibrar o nosso físico e psíquico, porque todas as emoções estão interligadas.

Cada ser humano está interligado ao universo e ao ambiente. É por isso que em cada estação temos doenças diferentes.

Na China, para além de se usar a Tui Na infantil para tratar qualquer doença, como por exemplo, doenças respiratórias, falta de apetite, problemas de digestão, obstipação, dificuldade em dormir, inquietação, atraso de crescimento e outros mais, também se usa para melhorar o crescimento da criança.

Eu própria quando estava a fazer estágio num hospital da China, há cerca de 20 anos, cheguei a utilizar uma das manipulações de Tui Na infantil, só para equilíbrio geral e prevenção para crianças sem qualquer doença, só numa manhã atendia cerca de 90 crianças.

O Centro de Terapias Chinesas vai abrir a sua porta ao fim-de-semana, para os pais com crianças dos 0 aos 12 anos de idade, e realizar workshops de Tui Na infantil (e garantir um crescimento saudável para os seus filhos).

Também iremos realizar cursos de Tui Na infantil para profissionais, como pediatras, fisioterapeutas, massagistas, educadores de infância, ou qualquer pessoa que esteja interessada nesta área.

O neibagua

Os primeiros filósofos chineses queriam explicar os fenómenos que observavam no mundo que os rodeava.

Uma das mais antigas teorias definia oito energias naturais no universo: VENTO, FOGO, TERRA, LAGO, CÉU, ÁGUA, MADEIRA, TROVÃO.

Estas energias naturais estão todas representadas na palma da mão esquerda da criança, numa área a que se chamou neibagua – teoria energética.

A fricção desta área da mão no bebé, no sentido dos ponteiros do relógio, equilibra todas as funções naturais do corpo e estimula o fluxo de ki.

Cinco elementos

Outra das teorias fundamentais da MTC é a teoria dos cinco elementos ÁGUA, MADEIRA, FOGO, TERRA E METAL. Os chineses atribuem a estes cinco elementos tipos específicos de energia comuns a todo o ser humano e a tudo que o rodeia.

Para além da representação na palma da mão, também a cada um dos cinco dedos da mão corresponde um elemento diferente com as suas características próprias e órgãos específicos.

Por exemplo, massajar o dedo polegar da mão esquerda da crian­ça, vai agir sobre o movimento terra e directamente sobre o órgão baço pâncreas – yin, e estômago – yang, estimulando a digestão e fortalecendo o sistema muscular.

O mesmo se passa para os outros dedos:

Indicador – elemento madeira – fígado e vesícula biliar
Médio – elemento fogo – coração e intestino delgado
Anelar – elemento metal – pulmão e intestino grosso
Mínimo – elemento água – rins e bexiga.

Cada um servirá conforme o caso, para estimular ou tratar patologias diferentes conforme o órgão, ou órgãos afectados.

Páginas: 1 2

ÁREA RESERVADA

|

Destina-se aos profissionais de saúde

Informações de Saúde

Siga-nos

Copyright 2017 Médicos de Portugal por digital connection. Todos os direitos reservados.